Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Queridinho das festas juninas: conheça os benefícios do amendoim

O amendoim é um dos alimentos que mais se destaca nas festas juninas – e também quando falamos de benefícios ao organismo

Queridinho das festas juninas: conheça os benefícios do amendoim
Queridinho das festas juninas: conheça os benefícios do amendoim - Foto: Shutterstock

O amendoim é um dos ingredientes que não pode faltar nas festas juninas de todo o Brasil – seja na paçoca, no pé de moleque ou de acompanhamento na canjica. Isso se deve, em grande parte, ao sabor delicioso e marcante da leguminosa, além do alimento acrescentar uma crocância irresistível aos pratos. 

Além disso, o amendoim acaba sendo muito versátil, pois não é doce e nem salgado e vai bem em várias preparações. Ele combina até mesmo em algumas bebidas típicas, como o quentão com amendoim ou licores especiais. A boa notícia é que o alimento promove excelentes benefícios à saúde, aponta a nutricionista Patrícia Leite.

Benefícios do amendoim

Por ser uma leguminosa, naturalmente o amendoim é um alimento muito nutritivo e saudável. Isso porque ele contém nutrientes importantes como proteínas, fibras, vitaminas e minerais, explica Patrícia. 

“Ele também contém gorduras saudáveis (monoinsaturadas) e uma variedade de compostos, como resveratrol, ácidos fenólicos, flavonóides e fitoesteróis, que podem auxiliar na diminuição da absorção intestinal do colesterol ruim (LDL), auxiliando na manutenção adequada dos índices de colesterol no sangue, além de ajudar na saúde cardiovascular”, afirma. 

Além disso, o amendoim tem baixo índice glicêmico e uma quantidade de carboidratos líquidos relativamente baixa, o que pode auxiliar no controle do açúcar no sangue e na saciedade, podendo, também, ajudar a controlar a ingestão calórica. 

Como consumir o alimento

Devido à sua versatilidade, é possível apreciar o amendoim em diversas ocasiões ao longo do dia. “Você pode adicioná-lo ao café da manhã ou lanche da tarde, combinando perfeitamente com iogurte, aveia ou frutas. Além disso, é um ótimo ingrediente para sucos verdes e smoothies”, fiz a profissional. 

Nas refeições principais, o amendoim pode ser utilizado para conferir crocância às saladas ou realçar o sabor de pratos ensopados, especialmente aqueles à base de vegetais, aves e frutos do mar. Quanto ao tamanho da porção, ele pode variar de acordo com as necessidades individuais e o restante da alimentação de cada pessoa, indica a nutricionista.

Advertisement

Você também vai gostar

Beleza

O inverno exige mais cuidados com a pele por conta do clima seco e das temperaturas baixas, que causam ressecamento

Alimentação

Nada melhor do que um bom chá para esquentar o corpo e fortalecer a saúde neste inverno. Confira algumas opções

Doenças

As doenças respiratórias estão entre as enfermidades mais comuns durante o inverno. Entenda quais as doenças mais frequentes e como prevenir

Notícias

Estudo mostrou que 88% das pessoas de todo o mundo têm menos vitamina D no corpo do que o recomendado, o que causa diversos...