No dia 10 de fevereiro todo o globo celebra o Dia Mundial das Leguminosas – e não comemoramos essa data à toa. Isso porque essas sementes são ricas em vitaminas C, K e do complexo B, proteínas, fibras solúveis e insolúveis, antioxidantes, carotenoides e sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo, potássio e zinco. Por isso, são essenciais no cardápio alimentar.
Amendoim, ervilha, grão-de-bico, ervilha, fava, lentilha, soja e feijão são exemplos de leguminosas. “Além de fornecer mais energia e uma sensação de saciedade, elas são responsáveis por outros benefícios para a saúde. Afinal, também atuam no funcionamento do sistema digestivo, aumentam a imunidade, são capazes de controlar os níveis de glicemia e colesterol e ajuda no combate à anemia”, explica Fabiana Freire, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição do UNINASSAU (Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista).
Para uma dieta mais saudável, a inclusão dessas sementes na alimentação deve ser feita com a orientação de um nutricionista. O profissional é o único capaz de indicar a quantidade de leguminosas que devem ser ingeridas por dia e como alterná-las para ter acesso a uma maior quantidade de nutrientes.
Benefícios do grão de bico – uma das leguminosas mais poderosas
O grão de bico é um excelente exemplo para destacar a importância de incluir leguminosas no prato. Isso porque ele é rico em proteínas, fibras, vitaminas A e E, potássio, triptofano, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e, além disso, zinco. “É por causa de todos esses nutrientes que essa leguminosa é muito indicada nas dietas”, destaca Fabiana.
A nutricionista destaca os principais benefícios do grão de bico:
- Combate a prisão de ventre;
- Ajuda a equilibrar o colesterol;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Promove o ganho de massa muscular;
- Melhora o humor;
- Mantém o bom funcionamento do intestino;
- Fortalece a saúde dos ossos.
“Além disso, o grão de bico também ajuda a equilibrar a glicose no sangue, por ter ferro e folato, prevenindo a anemia. Ele também tem triptofano, que é um aminoácido que ajuda muito na sensação de bem-estar e felicidade”, acrescenta.