Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Versátil e poderoso: conheça os benefícios do grão de bico

A leguminosa previne doenças crônicas e alivia desconfortos do organismo. Conheça todos os benefícios do grão de bico

Versátil e poderoso: conheça os benefícios do grão de bico
Versátil e poderoso: conheça os benefícios do grão de bico - Foto: Shutterstock

O grão de bico é um dos queridinhos das receitas de Natal e Ano Novo. Mas, além das festas de fim de ano, a leguminosa é uma ótima opção para quem deseja ganhar massa muscular e também para quem segue uma alimentação vegetariana. Nutritivo, o grão de bico é macio e possui um sabor suave, o que agrada praticamente todos os paladares.

O alimento é rico em proteínas, fibras, vitaminas A e E, potássio, triptofano, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e, além disso, zinco. “É por causa de todos esses nutrientes que essa leguminosa é muito indicada nas dietas”, destaca a coordenadora do curso de Nutrição do UNINASSAU (Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista), Fabiana Freire. 

Benefícios do grão de bico

A nutricionista aponta os principais benefícios da leguminosa:

  • Combate a prisão de ventre;
  • Ajuda a equilibrar o colesterol;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Promove o ganho de massa muscular;
  • Melhora o humor;
  • Mantém o bom funcionamento do intestino;
  • Fortalece a saúde dos ossos.

“Além disso, o grão de bico também ajuda a equilibrar a glicose no sangue, por ter ferro e folato, prevenindo a anemia. Ele também tem triptofano, que é um aminoácido que ajuda muito na sensação de bem-estar e felicidade”, acrescenta Fabiana.


Quem consome regularmente essa leguminosa tem uma melhora na saúde, menos chances de desenvolver câncer e maior controle sobre o peso. “O grão-de-bico é um alimento bem completo e importante. O ideal é consumir uma porção em uma das principais refeições do dia, pelo menos, umas três vezes por semana. Para aquelas pessoas que fazem muito exercício físico ou são atletas, também é bom, porque oferece energia”, recomenda a especialista.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse