A reeducação alimentar é o processo de reavaliar seus hábitos e comportamentos diante da comida. Isso serve tanto para quem deseja emagrecer, quanto para quem quer ganhar peso ou então simplesmente adotar um estilo de vida mais saudável.
A Dra. Andrea Pereira, médica nutróloga do Departamento de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein e cofundadora da ONG Obesidade Brasil, afirma que, para começar o processo de reeducação alimentar, basta decidir por uma alimentação mais saudável e equilibrada, buscando um profissional da área de nutrição para ajudar. Ela destaca que essa escolha é essencial para a qualidade de vida.
Quem acha que precisa deixar de comer o que gosta para se reeducar diante da alimentação, está enganado. “O importante é o equilíbrio e também aceitar mudanças, por exemplo: podemos deixar doces, mas a pessoa precisa consumir frutas e hortaliças”, aponta a médica.
No entanto, esse processo pode ser difícil se as pessoas que moram com você não estão dispostas a isso. “Não é impossível, mas é mais difícil. Conversar sobre os seus planos com elas é fundamental”, acrescenta a Dra. Andrea.
6 dicas para uma reeducação alimentar de sucesso
A médica nutróloga revela 6 dicas que podem ajudar quem quer iniciar o processo de reeducação alimentar em 2023. Confira:
1 – 50% do prato das refeições principais deve ser composto de verduras e legumes, e 25% deve ser composto de carboidrato e proteínas;
2 – Tome bastante água;
3 – Troque bebidas industrializadas por suco natural;
4 – Coma mais frutas e produtos integrais;
5 – Cozinhe mais;
6 – Beba menos bebidas alcoólicas.