Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Refrescante, energizante e mais: conheça os benefícios do açaí

A fruta amazônica é uma boa pedida para aumentar o aporte de energia do organismo e prevenir uma série de doenças. Veja por que consumir açaí

Refrescante, energizante e mais: conheça os benefícios do açaí
Refrescante, energizante e mais: conheça os benefícios do açaí - Foto: Shutterstock

Mesmo que as opiniões sobre o sabor do açaí não sejam unanimidade entre os brasileiros, a fruta originária da Amazônia acumula fãs pelo país inteiro. Especialmente nos períodos mais quentes do ano, o alimento se destaca como uma opção saudável, refrescante e que promove maior bem-estar. Afinal, o fruto traz inúmeros ganhos para o organismo.

Benefícios do açaí para a saúde

Rico em antioxidantes e com alto teor anti-inflamatório, o açaí ajuda a neutralizar os danos causados pelos radicais livres (moléculas instáveis), protegendo as células do corpo contra o envelhecimento precoce e reduzindo o risco de doenças crônicas, como câncer e doenças cardiovasculares. 

Esses benefícios derivam das propriedades nutricionais do açaí, que incluem polifenóis, vitaminas C, E, B1 e B2, ômega 9, antocianinas, fibras, carboidratos e proteínas.

Segundo a nutricionista e professora do curso de Nutrição do UNINASSAU (Centro Universitário Maurício de Nassau Recife), Flávia Ribeiro, a fruta roxa é uma excelente fonte de fibras, essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo. 

“O consumo regular de fibras pode ajudar a regular o trânsito intestinal, prevenir a constipação e até mesmo controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo especialmente benéfico para pessoas com diabetes”, explica.

O açaí é também uma fonte rica em ferro, auxiliando na prevenção da anemia. Além disso, o alimento contribui para o equilíbrio dos níveis de colesterol, ajudando a prevenir a aterosclerose, a formação de coágulos e promovendo o relaxamento dos vasos sanguíneos. Mas não acaba por aí: o alimento ainda é rico em betacaroteno, cálcio, magnésio e fósforo.

A professora ressalta que a fruta é uma fonte de energia instantânea, graças à sua alta concentração de carboidratos naturais. “É por isso que muitos atletas e praticantes de atividade física incluem o açaí em suas dietas pré e pós-treino, para fornecer um impulso de energia rápido e duradouro”, destaca.

Adicionando complementos no açaí

Muitas pessoas optam por adicionar leite condensado, leite em pó ou chocolate no açaí. Porém, é importante notar que esses complementos podem tornar a refeição mais calórica e menos nutritiva.

“Vale ressaltar também que, precisamos observar os rótulos do açaí que compramos para consumo, pois muitos deles vem adicionado de açúcares, xaropes, corantes e afins. Portanto, não é recomendado consumir o açaí diariamente com todos esses ingredientes complementares, nem se eles vierem com esses adicionais na composição”, finaliza Flávia.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Entenda como uma dieta bem elaborada pode auxiliar o descanso adequado e a recuperação do seu organismo

Notícias

O método Roma IV é a principal forma de identificar constipação em crianças, mas pesquisadores apontam forma mais eficiente

Saúde Mental

Profissional aponta as cinco feridas emocionais mais comuns e sugere formas de lidar com as consequências na vida adulta

Notícias

Neurocientista revela que beijamos muito mais com o cérebro do que com a boca. Entenda o que acontece durante o beijo