Connect with us

O que você está procurando?

Câncer

Refrigerante aumenta risco de câncer de mama; entenda

Estudo recente descobriu que alimentos ricos em fosfato, como o refrigerante, estão associados ao surgimento do câncer de mama

Refrigerante aumenta risco de câncer de mama; entenda
Refrigerante aumenta risco de câncer de mama; entenda - Foto: Shutterstock

Um estudo recente publicado no National Library of Medicine mostrou que a ingestão elevada do mineral fosfato pode estar associada ao câncer de mama. Vale destacar que uma lata de refrigerante, sem açúcar, já ultrapassa a recomendação diária de fosfato. Outros riscos que podem acontecer são osteoporose, hipertensão, diabetes e obesidade.

O Dr. Leandro Maritan de Almeida, médico oncologista da Unimed Franca e São Joaquim Hospital e Maternidade, explica que o fósforo é um nutriente essencial para o funcionamento do organismo. 

Dentre suas principais funções, ele mantém o equilíbrio da densidades mineral óssea, função renal, digestiva, integra a membrana das células, atividade neurológica e também é importante no crescimento e desenvolvimento. No entanto, em excesso, o nutriente pode causar danos ao organismo.

O estudo

Pesquisadores estadunidenses descobriram que grandes quantidades de fósforo na dieta, que são duas vezes maiores que a ingestão dietética de referência dos EUA de 700 mg para adultos, estão associadas à mortalidade por todas as causas, toxicidade do fosfato e tumorigênese. 

O estudo mediu o risco relativo de câncer de mama autorrelatado associado à ingestão de fosfato durante 10 consultas anuais em uma coorte de mulheres norte-americanas de meia-idade do Estudo de Saúde da Mulher em todo o país. 

Analisando os dados dos questionários de frequência alimentar, o nível mais alto de ingestão diária de fósforo na dieta – isto é, > 1.800 mg de fósforo – foi aproximadamente equivalente aos níveis de fósforo na dieta nos cardápios do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Após ajuste para a ingestão de energia dos participantes, este nível de fósforo dietético foi de 2.p = 0,07. 

Apesar da falta de significância estatística, provavelmente devido ao pequeno tamanho da amostra da coorte, os resultados atendem aos critérios de causalidade já publicados em estudos observacionais, justificando novas investigações, afirmam os pesquisadores. Além disso, estes resultados sugerem que é recomendável testar uma dieta pobre em pacientes com cancro da mama.

Alimentos associados ao câncer

Leandro lembra que existem outras opções alimentares ricas em fosfato além do refrigerante. É o caso, por exemplo, do leite, iogurte, queijo, carne bovina, aves e peixes. Além disso, nozes, castanha de caju, amendoim e arroz integral também apresentam maiores concentrações da substância.

No entanto, boa parte desses alimentos são considerados saudáveis, e fazem parte de uma dieta equilibrada. Por isso, é importante pensar com atenção nas opções alimentares. “Uma coisa que se deve fazer para manter a ingestão de fósforo sob controle é evitar alimentos processados sempre que possível”, afirma o médico. Ele cita, por exemplo, a salsicha, o presunto e o bacon, que já têm uma relação conhecida com o surgimento de câncer

Como prevenir o câncer de mama

Estilo de vida saudável com atividade física regular, dieta balanceada e evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica são importantes para prevenção da doença”, destaca o oncologista. Além disso, ele recomenda a realização do autoexame das mamas e exames de rastreamento como a mamografia. 

Pacientes assintomáticas devem iniciar a investigação aos 40 anos. Já aquelas com histórico familiar da doença devem começar a rotina de exames aos 35 anos.

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecer

Pacientes que pretendem se submeter a uma cirurgia bariátrica passam por um longo e desafiador caminho de preparação

Alimentação

Para quem sofre com sintomas como inchaço, fadiga, insônia e imunidade baixa, a dieta anti-inflamatória pode ser uma solução

Notícias

Corredora utilizou cera de cabelo para fazer tranças e, após transpirar, o produto atingiu os olhos causando uma inflamação na córnea

Notícias

Medir a pressão arterial é fundamental para prevenir uma série de doenças graves. Saiba como fazer adequadamente