Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Saiba os sintomas da DPOC, doença do ator Pedro Paulo Rangel

Ator está internado desde o começo do mês no Rio de Janeiro com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Conheça os sintomas

Saiba os sintomas de DPOC, doença do ator Pedro Paulo Rangel
Saiba os sintomas de DPOC, doença do ator Pedro Paulo Rangel - Foto: Reprodução Instagram (@pprangel_oator_e_o_lobo)

O ator Pedro Paulo Rangel, que interpretou o personagem Calixto na novela ‘O Cravo e a Rosa’ (TV Globo), usou as redes sociais para atualizar os fãs sobre seu estado de saúde. Ele foi diagnosticado com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) e está internado em um hospital do Rio de Janeiro desde o início do mês. No Instagram, publicou uma foto na qual aparece com uma sonda no nariz. “Fora do CTI [Centro de Terapia Intensiva], mas ainda sem previsão de alta”, escreveu o ator na legenda.

A DPOC é uma doença pulmonar que obstrui as vias aéreas, tornando difícil respirar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 210 milhões de pessoas no mundo têm doença pulmonar obstrutiva crônica. A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) aponta que esta também é a 3ª maior causa de morte no mundo. Esse é um dado alarmante, já que é possível evitar o surgimento e avanço da doença.

Sintomas e tratamento da DPOC

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas da DPOC são: 

  • Falta de ar ao se esforçar, que pode progredir para atividades dia a dia, como trocar de roupas ou tomar banho; 
  • Pigarro;
  • Tosse crônica;
  • Tosse com secreção e que piora pela manhã.

Ainda de acordo com a pasta, normalmente o início da DPOC é lento, mas o quadro pode evoluir de modo mais rápido levando a incapacidade por insuficiência respiratória e óbito. A condição não tem cura, mas há tratamentos disponíveis para retardar o avanço da doença, controlando os sintomas e reduzindo as complicações.

Fatores de risco

Segundo a SBPT, o tabagismo é responsável por 80% dos casos de DPOC. Isso porque a origem da condição é fortemente associada ao efeito da fumaça de cigarro nos pulmões, havendo relação da quantidade e do tempo de tabagismo com a gravidade da doença.

Outros tipos de fumo como o cachimbo, narguilé, maconha e a exposição passiva também contribuem para causar e piorar o quadro. A poluição ambiental, a queima de biomassa como as queimadas de lavouras e uso de lenha para cozinhar, como o fogão a lenha, também estão entre os fatores de risco, aponta o Ministério da Saúde.

Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto