Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

Saiu da dieta no fim de semana? Veja como voltar à rotina

É comum escapar da dieta aos finais de semana. O importante é não se culpar por isso e voltar à rotina com responsabilidade

Saiu da dieta no fim de semana? Veja como voltar à rotina
Saiu da dieta no fim de semana? Veja como voltar à rotina - Foto: Shutterstock

Seja para manter a saúde ou perder peso, manter a disciplina da dieta pode ser um grande desafio – especialmente durante os finais de semana. Os excessos de sexta, sábado e domingo são comuns, por isso não é preciso se culpar ou acreditar que todo seu progresso foi jogado no lixo.

Na verdade, é perfeitamente possível manter a dieta e ainda aproveitar os finais de semana sem remorso ou peso na consciência. Pensando nisso, a nutricionista Talitta Maciel dá algumas dicas para desfrutar de refeições deliciosas com equilíbrio. Confira:

1 – Mantenha o foco na dieta durante a semana

De acordo com a nutricionista, é importante garantir uma semana de alimentação regrada, incluindo vegetais, legumes, frutas, grãos integrais, boa hidratação e exercícios físicos. Além disso, evite açúcares, farinha branca e frituras. 

“Quando comemos um pouco fora do habitual em um sábado, por exemplo, nosso organismo não entende que isso vai engordar, ou seja, não vão ser dois pedaços de pizza que vão colocar tudo a perder, mas sim, a sequência de mais dias e quantidade excessiva”, explica Talitta.

2 – Use a lei da compensação

Compensar um dia de exageros por outro de alimentação saudável realmente funciona, por mais que a ideia pareça um mito. Portanto, se no sábado você comeu pizza, no domingo, volte de forma imediata para seu plano alimentar saudável. 

Talitta destaca que o importante é não deixar que os dias desregrados se multipliquem. Senão, aí sim os problemas começam.

3 – Mantenha uma boa hidratação

Beber muita água é essencial para que o corpo elimine as toxinas. Por isso, abra mão de refrigerantes, produtos industrializados, bebidas alcoólicas e dê preferência para alimentos saudáveis que equilibram a acidez do organismo, recomenda a nutricionista.

4 – Fique de olho no metabolismo

Uma forma indispensável de se manter na dieta é garantir um bom ritmo do metabolismo. Para isso, Talitta indica o consumo de chás, saladas de frutas e sucos verdes. 

Segundo ela, o suco feito com couve, abacaxi e gengibre é uma excelente alternativa. No entanto, é importante ter cautela se você sofre de hipotiroidismo. Nesses casos, opte por hortelã. E no caso de pressão alta, evite o gengibre e o substitua por canela.

5 – Coma para ser feliz

Além de nutrir o corpo, a comida também está diretamente associada a momentos de felicidade – vide as confraternizações que sempre incluem uma mesa farta, como almoços em família, uma reunião com os amigos ou feriados especiais.

Portanto, não se esqueça de comer para ser feliz, mas sempre com responsabilidade. “Cuidar da sua alimentação vai muito além de contar calorias, mas de controlar os nutrientes que fazem o seu organismo viver mais e melhor”, finaliza Talitta Maciel.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Também conhecida como hipertensão, a pressão alta atinge 32,5% da população adulta brasileira, o que representa 36 milhões de pessoas. Além disso, mais de...

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar