Connect with us

O que você está procurando?

Saúde Bucal

Saúde bucal das crianças: quando eles devem se cuidar sozinhos?

Até uma certa idade, os pais e responsáveis devem ensinar e reforçar a higienização bucal das crianças. Saiba quando isso muda

Saúde bucal das crianças: quando eles devem se cuidar sozinhos?
Saúde bucal das crianças: quando eles devem se cuidar sozinhos? - Foto: Shutterstock

Está enganado quem acredita que a saúde bucal se restringe apenas aos dentes e à boca. Isso porque ela tem impacto em todo o organismo. Portanto, é essencial adotar uma rotina de cuidados desde cedo – o que não é nada fácil de se fazer sozinho. Mas até que idade os pais e responsáveis devem cuidar da saúde oral das crianças?

Para a Dra. Ilana Marques, odontopediatria da IGM Odontopediatria, é ideal que a criança tenha ajuda de um adulto até os nove anos, quando o controle motor já está completamente desenvolvido. “Porém, ela deve ter incentivo para escovar sozinha desde bem pequenininha. Os pais devem monitorar e, depois de deixar a criança escovar do jeito dela, eles devem escovar também”, afirma. 

Vale destacar que é importante usar um creme dental adequado para cada idade. Isso porque, de acordo com a especialista, cada fase da vida exige uma quantidade específica de flúor, por isso a diferenciação nos produtos. Além disso, Ilana ressalta que o uso do fio dental deve começar logo que nascem os primeiros dentinhos – o que pode não ser uma tarefa fácil.

Dicas para estimular o uso de fio dental nas crianças

Pensando nessa dificuldade, a especialista listou algumas dicas para os adultos estimularem os pequenos a usar o fio dental corretamente. Confira:

  • Sempre faça em você mesmo na frente da criança para dar o exemplo;
  • Quando a criança já entender, mostre para ela como o fio dental limpa os dentes para ela perceber a importância;
  • Leve a criança ao odontopediatra, pois ele vai falar sobre isto e explicar a forma correta de se fazer, deixando a criança mais estimulada. 

Riscos de negligenciar a higiene bucal

Em caso de higienização inadequada, a criança está exposta a maior risco de cáries, inflamações da gengiva e mau hálito. “O mau hálito pode ser causado por uma má escovação dos dentes, pela falta da limpeza da língua, pela falta de fio dental, devido a ingestão de alimentos muito condimentados, devido a boca seca ou ainda devido a intervalos muito grandes entre as refeições”, acrescenta a profissional.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Se você treina e ainda consome refrigerante regularmente, veja os prejuízos que a bebida está causando ao seu organismo

Saúde Bucal

Mesmo com dentes de leite, as crianças com bruxismo devem passar pelo tratamento, uma vez que a condição pode causar problemas mais graves

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema