Connect with us

O que você está procurando?

Saúde Bucal

Saúde bucal de bebês e crianças: aprenda a escolher a escova de dentes certa

Odontopediatra dá dicas para escolher a melhor escova de dentes para bebês e crianças, e também ensina técnicas para a escovação

Saúde bucal de bebês e crianças: aprenda a escolher a escova de dentes certa
Saúde bucal de bebês e crianças: aprenda a escolher a escova de dentes certa - Foto: Shutterstock

A saúde oral não se restringe à boca, e pode impactar em todo o organismo. Por isso, é importante adotar os cuidados adequados desde a primeira infância, mesmo com os dentes de leite. E, nesse sentido, é fundamental escolher a escova de dentes certa para bebês e crianças.

De acordo com a Dra. Ilana Marques, odontopediatra da IGM Odontopediatria, existem modelos específicos para bebês e crianças, projetados para atender às suas necessidades dentárias únicas.

A odontopediatra lembra que a escolha da escova de dentes também pode influenciar no processo de escovação das crianças. Isso porque um modelo com cerdas macias e um design atrativo pode tornar a experiência mais agradável e incentivar as crianças a fazer a higiene oral regularmente. 

“Além disso, uma escova com um cabo ergonômico e fácil de segurar pode ajudar as crianças a desenvolverem habilidades motoras finas enquanto aprendem a escovar os dentes de forma independente”, afirma.

Como escolher a escova de dentes certa para bebês e crianças

A especialista dá algumas algumas dicas sobre como escolher a escova de dentes certa para os pequenos. Confira:

  • Tamanho da cabeça da escova: Para bebês e crianças pequenas, é importante escolher um modelo com uma cabeça pequena o suficiente para caber confortavelmente na boca deles e alcançar todos os dentes e áreas da gengiva.
  • Cerdas macias: Opte por escovas com cerdas macias e arredondadas para proteger as gengivas delicadas e os dentes em desenvolvimento. As cerdas devem ser suaves o suficiente para não machucar a boca da criança e as cerdas terem 4 fileirinhas
  • Formato do cabo: Escolha um modelo com um cabo ergonômico e antiderrapante que seja fácil de segurar para os pais e confortável para a criança segurar enquanto aprende a escovar os dentes.
  • Design atrativo: Para incentivar as crianças a escovarem os dentes, escolha uma opção com um design divertido ou com personagens favoritos que as crianças gostem. Isso pode tornar a escovação mais divertida e envolvente para elas.
  • Idade apropriada: Existem escovas de dentes projetadas para diferentes faixas etárias, desde bebês até crianças mais velhas. Certifique-se de escolher uma escova que seja adequada para a idade e estágio de desenvolvimento da criança.
  • Material seguro: Verifique se ela é feita de materiais seguros e livres de substâncias tóxicas, especialmente se a criança tiver o hábito de morder a escova durante a escovação.

“Além disso, lembre-se de substituir a escova de dentes regularmente, a cada três meses ou conforme recomendado pelo fabricante, para garantir uma higiene bucal adequada e eficaz”, recomenda a profissional.

A especialista incentiva ainda a busca por um profissional dentista que possa avaliar o paciente de forma individual. Assim, é possível indicar a melhor opção de escova, que inclusive poderá ser uma escova elétrica alternando com uma manual.

Fazendo a escovação correta

Não basta escolher a melhor escova de dentes, também é necessário ensinar os pequenos a utilizá-las. Por isso, Ilana dá algumas dicas:

  • Demonstre o processo: Mostre às crianças como escovar os dentes corretamente, utilizando uma quantidade adequada de creme dental e movimentos suaves de vai-e-vem, tanto na parte frontal quanto na parte de trás dos dentes. Mas ainda melhor que isso, escove seus dentes junto com ela e seja como um espelho. A tendência é que eles copiem as ações dos adultos. Use uma escova de dentes própria para crianças e demonstre a técnica em um espelho para que possam visualizar o processo.
  • Envolvimento dos pais: Os pais desempenham um papel crucial no ensino da escovação correta. Escove os dentes junto com seu filho, demonstrando passo a passo e fornecendo orientação e correções quando necessário. Isso ajuda a criar uma rotina de higiene bucal e a tornar a escovação mais divertida e interativa.
  • Técnica adequada: Enfatize a importância de escovar todas as superfícies dos dentes, incluindo a frente, a parte de trás e as superfícies de mastigação. Ensine movimentos suaves e circulares para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos.
  • Tempo de escovação: Incentive as crianças a escovarem os dentes por pelo menos dois minutos, duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Use um cronômetro ou uma ampulheta ou uma música divertida para tornar o tempo de escovação mais divertido e fácil de seguir.
  • Reforço positivo: Elogie e recompense as crianças por escovarem os dentes corretamente. Use adesivos, um sistema de recompensas ou elogios verbais para incentivá-las a continuar com uma boa higiene bucal.

Erros mais comuns

Para evitar quaisquer problemas com a saúde bucal dos bebês e das crianças, a especialista alerta sobre os erros mais comuns cometidos por pais e responsáveis. Confira:

  • Falta de supervisão: Não monitorar de perto a escovação das crianças pode levar a escovações inadequadas ou incompletas.
  • Permissão excessiva de alimentos açucarados: Consumo excessivo de alimentos e bebidas açucaradas pode aumentar o risco da doença cárie e tornar a higiene bucal menos eficaz.
  • Falta de uma rotina consistente: Uma falta de consistência na rotina de higiene bucal pode levar as crianças a negligenciar a escovação dos dentes.
  • Falta de incentivo: Não elogiar ou recompensar as crianças por escovarem os dentes corretamente pode fazer com que percam o interesse na higiene bucal.
  • Escovação apressada: Não dedicar tempo suficiente à escovação dos dentes ou não utilizar a técnica correta pode comprometer a eficácia da limpeza.
Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto