Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Sem azia! Veja 5 alimentos que não devem ser consumidos à noite

Nutricionista aponta quais alimentos tiram o sono e geram desconforto, estufamento e azia se consumidos à noite

Sem azia! Veja 5 alimentos que não devem ser consumidos à noite
Sem azia! Veja 5 alimentos que não devem ser consumidos à noite - Foto: Shutterstock

Não é nenhuma novidade que a boa alimentação influencia diretamente na qualidade do sono. Por isso, alguns alimentos, se ingeridos à noite, durante o jantar ou antes de dormir, podem gerar desconforto, estufamento ou a famosa azia.

Muitos desses alimentos são frituras, carnes vermelhas, salgadinhos condimentados, café ou chá e álcool. Eles impactam diretamente no metabolismo, prejudicando a produção de melatonina (hormônio do sono) e, por isso, causam insônia ou sono leve.

Segundo o nutricionista Antônio Lack, o ideal é não comer grandes quantidades desses alimentos à noite, especialmente antes de dormir. Além disso, o profissional recomenda apostar em opções que sejam mais leves como sopas de legumes, saladas e peito de frango desfiado, por exemplo. Ou seja, refeições com menor quantidade de gordura em sua composição.

A seguir, o nutricionista aponta 5 alimentos para evitar consumir à noite. Confira: 

1 – Alimentos processados

Alimentos processados muitas vezes contêm altos níveis de açúcares refinados e gorduras saturadas. Esses ingredientes podem causar desconforto gastrointestinal e indigestão quando consumidos à noite, o que pode prejudicar a qualidade do sono. Além disso, os picos de glicose no sangue causados por alimentos processados podem levar a flutuações de energia durante a noite.

2 – Frituras

Alimentos fritos são ricos em gorduras saturadas e podem ser difíceis de digerir. Consumi-los à noite pode levar a desconforto estomacal e azia, o que pode atrapalhar o sono. 

“Além disso, alimentos fritos são geralmente calóricos e podem contribuir para o ganho de peso se consumidos em excesso”, alerta o nutricionista.

3 – Café

A cafeína, presente no café, é um estimulante do sistema nervoso central. Se consumida à noite, pode prejudicar a qualidade do sono, tornando mais difícil adormecer e reduzindo a quantidade de sono profundo. Estudos mostram que a cafeína pode afetar negativamente o ritmo circadiano, levando a distúrbios do sono.

4 – Bebidas alcoólicas

O consumo de álcool à noite pode afetar negativamente o sono, mesmo que inicialmente pareça causar sonolência. O álcool interrompe o ciclo normal do sono, reduzindo a quantidade de sono REM (Rapid Eye Movement) essencial para o descanso profundo. Isso pode levar a um sono menos reparador e a despertares noturnos.

5 – Carne vermelha

Carnes vermelhas são fontes de proteína e ferro, mas também são mais difíceis de digerir do que outras fontes de proteína, como aves ou peixes. Segundo Antônio, consumi-las à noite pode aumentar a carga de trabalho do sistema digestivo, o que pode afetar negativamente o sono. Além disso, algumas carnes vermelhas são ricas em gordura saturada, o que pode contribuir para problemas de digestão.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Além dos fatores de risco já conhecidos, médico aponta que as mudanças climáticas contribuem para o aumento de casos de AVC

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação