Não é nenhuma novidade que a boa alimentação influencia diretamente na qualidade do sono. Por isso, alguns alimentos, se ingeridos à noite, durante o jantar ou antes de dormir, podem gerar desconforto, estufamento ou a famosa azia.
Muitos desses alimentos são frituras, carnes vermelhas, salgadinhos condimentados, café ou chá e álcool. Eles impactam diretamente no metabolismo, prejudicando a produção de melatonina (hormônio do sono) e, por isso, causam insônia ou sono leve.
Segundo o nutricionista Antônio Lack, o ideal é não comer grandes quantidades desses alimentos à noite, especialmente antes de dormir. Além disso, o profissional recomenda apostar em opções que sejam mais leves como sopas de legumes, saladas e peito de frango desfiado, por exemplo. Ou seja, refeições com menor quantidade de gordura em sua composição.
A seguir, o nutricionista aponta 5 alimentos para evitar consumir à noite. Confira:
1 – Alimentos processados
Alimentos processados muitas vezes contêm altos níveis de açúcares refinados e gorduras saturadas. Esses ingredientes podem causar desconforto gastrointestinal e indigestão quando consumidos à noite, o que pode prejudicar a qualidade do sono. Além disso, os picos de glicose no sangue causados por alimentos processados podem levar a flutuações de energia durante a noite.
2 – Frituras
Alimentos fritos são ricos em gorduras saturadas e podem ser difíceis de digerir. Consumi-los à noite pode levar a desconforto estomacal e azia, o que pode atrapalhar o sono.
“Além disso, alimentos fritos são geralmente calóricos e podem contribuir para o ganho de peso se consumidos em excesso”, alerta o nutricionista.
3 – Café
A cafeína, presente no café, é um estimulante do sistema nervoso central. Se consumida à noite, pode prejudicar a qualidade do sono, tornando mais difícil adormecer e reduzindo a quantidade de sono profundo. Estudos mostram que a cafeína pode afetar negativamente o ritmo circadiano, levando a distúrbios do sono.
4 – Bebidas alcoólicas
O consumo de álcool à noite pode afetar negativamente o sono, mesmo que inicialmente pareça causar sonolência. O álcool interrompe o ciclo normal do sono, reduzindo a quantidade de sono REM (Rapid Eye Movement) essencial para o descanso profundo. Isso pode levar a um sono menos reparador e a despertares noturnos.
5 – Carne vermelha
Carnes vermelhas são fontes de proteína e ferro, mas também são mais difíceis de digerir do que outras fontes de proteína, como aves ou peixes. Segundo Antônio, consumi-las à noite pode aumentar a carga de trabalho do sistema digestivo, o que pode afetar negativamente o sono. Além disso, algumas carnes vermelhas são ricas em gordura saturada, o que pode contribuir para problemas de digestão.