Connect with us

O que você está procurando?

Saúde da Mulher

Semana da Mulher: 5 benefícios do yoga para a saúde feminina

Dos hormônios à saúde sexual e qualidade do sono: a prática do yoga é um verdadeiro potencializador de bem-estar para as mulheres

Semana da Mulher: 5 benefícios do yoga para a saúde feminina
Semana da Mulher: 5 benefícios do yoga para a saúde feminina - Foto: Shutterstock

A Semana da Mulher é uma oportunidade para, além de homenagear a luta feminina por direitos civis, também abordar questões de saúde e bem-estar, físico e emocional. E, nesse sentido, o yoga é um verdadeiro aliado.

Atividades como o yoga têm sido cada vez mais buscadas pelos grandes benefícios que podem trazer à saúde, como explica a professora de yoga, especializada no Método Kaiut Yoga, Bruna Tiboni Kaiut.

“Praticar yoga é importante para a saúde das mulheres. Isso porque oferece não apenas um momento de tranquilidade e relaxamento, mas também uma oportunidade de se reconectar consigo mesma e cuidar da sua saúde física e mental”, destaca.

5 benefícios do yoga para a saúde da mulher

1 – Equilíbrio hormonal

De acordo com Bruna, praticar yoga auxilia no equilíbrio hormonal, regulando os ciclos menstruais e aliviando sintomas da menopausa. “As posturas e técnicas de respiração ajudam a reduzir o estresse, o que impacta positivamente os hormônios femininos”, explica.

2 – Bem-estar mental

Vale destacar que o yoga não ajuda apenas na saúde física, mas também na saúde mental, contribuindo para moderar a ansiedade e depressão. “As práticas de meditação e atenção plena ajudam a manter o equilíbrio emocional e ter um melhor entendimento das próprias necessidades emocionais”, diz a professora.

3 – Fortalecimento do core

“As posturas de yoga fortalecem os músculos do core, região importante para a saúde da coluna e estabilidade física em mobilidade geral. Isso é especialmente importante para mulheres, pois ajuda na prevenção de dores nas costas, em especial durante a gestação”, ressalta Bruna.

4 – Saúde sexual

Algumas posturas específicas, como as que fortalecem o assoalho pélvico, aumentam a consciência corporal e a circulação sanguínea na região. Por isso, contribuem para a saúde sexual feminina.

“Além disso, as técnicas de respiração ensinadas no yoga ajudam a controlar o estresse, promovendo relaxamento e a conexão mente-corpo, que contribui para uma vida sexual mais saudável e satisfatória”, acrescenta a profissional.

5 – Gestão do estresse e sono
“Praticar yoga reduz os níveis de estresse e ansiedade, os principais fatores para a insônia. Portanto, ajuda a ter um sono mais reparador. A combinação de técnicas de respiração e relaxamento induz um estado de calma, beneficiando a qualidade do sono, o que é essencial para a saúde geral da mulher”, finaliza Bruna Tiboni Kaiut.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Além dos fatores de risco já conhecidos, médico aponta que as mudanças climáticas contribuem para o aumento de casos de AVC

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação