Connect with us

O que você está procurando?

Beleza

Silicone: entenda como é a cirurgia de recuperação rápida

Com menor tempo de recuperação, pacientes que passaram pelo implante de silicone podem voltar à rotina mais cedo

Silicone: entenda como é a cirurgia de recuperação rápida
Silicone: entenda como é a cirurgia de recuperação rápida - Foto: Shutterstock

Não importa a cirurgia, o tempo de recuperação do pós-operatório é sempre um desafio para a maioria dos pacientes. Portanto, quanto mais rápido esse período passar, melhor. Para quem pretende colocar implantes de silicone, a cirurgia de recuperação rápida pode funcionar.

A Dra. Wanessa Sigiane, cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), explica que o principal benefício da técnica é a recuperação mais ágil e mais ativa. “O paciente já na clínica faz uma mobilização dos membros superiores, inclusive elevando os braços acima da cabeça. Então, ele já sai do hospital sem muita restrição do movimento”, afirma.

Segundo ela, esta é uma maneira de diminuir as limitações do pós-operatório. “Em geral, em uma semana, existe a possibilidade de estar apto a realizar todas as atividades do dia a dia”, diz a especialista. 

No entanto, a cirurgiã plástica alerta: atividade física e levantamento de peso são ações que aos poucos são liberadas. É preciso aguardar o prazo de um mês para ficar totalmente sem restrição de movimentos.

Indicações para a cirurgia

A recuperação rápida é uma opção para aqueles pacientes que precisam apenas de colocação de prótese de silicone. “Ou seja, se for necessário procedimentos como mastopexia, mamoplastia ou levantar a mama, não há indicação, por conta dos cortes, para o procedimento de recuperação rápida”, diz a especialista.

A prótese de recuperação rápida deve ser colocada obrigatoriamente no plano submuscular, detalha Wanessa. “Então temos uma limitação em relação ao tamanho do implante, pois, como é embaixo do músculo, às vezes, não conseguimos colocar implantes muito grandes. Por isso, em geral, trabalhamos na recuperação rápida com próteses menores, chegando em torno de 300 ml”, explica.

Cuidados na recuperação rápida

Mesmo que seja mais rápida, a recuperação após qualquer procedimento envolvendo silicone exige cuidados específicos. Segundo a médica, as principais condutas estão na mobilização dos membros. 

Além disso, um fisioterapeuta é responsável por orientar sobre uma série de exercícios para realizar em casa. “Dessa forma, a prótese de recuperação rápida exige uma participação ativa do paciente no sentido de mobilizar os membros da forma como é indicado pela especialista”, diz Wanessa.

Existe alguma contraindicação?

Não existe uma contraindicação, mas limitações, informa a cirurgiã plástica. “Se o paciente precisar retirar a pele da mama, isso vai gerar maiores cicatrizes, o que já torna a prótese de recuperação rápida não indicada. Se vai usar prótese muito grande ou se não quer prótese no plano submuscular, também não há recomendação da cirurgia, pois não existe possibilidade de utilizar a técnica de recuperação rápida”, pontua.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Pesquisa do Insper revelou que as mulheres estão dando à luz antes do tempo ideal, o que coloca em risco a saúde do bebê

Emagrecer

Perder peso no inverno não costuma ser uma tarefa fácil, mas a ingestão de alimentos termogênicos pode acelerar o processo

Doenças

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais doenças que atingem o sistema nervoso, levando a graves complicações de saúde

Beleza

Regiões como braços, abdômen e coxas frequentemente são marcadas pela flacidez, mas tecnologia pode corrigir imperfeições