A síndrome de Machado-Joseph é uma doença muito rara, mas que acabou ficando em evidência nos últimos dias. Afinal, o jornalista Arnaldo Duran, portador da condição, comentou sobre ela. Ele foi o primeiro convidado do podcast Escrito nas Estrelas, apresentado pelos astrólogos João Bidu e Viviane Pettersen, na última quinta-feira (02).
Assista o podcast na íntegra
Segundo Arnaldo, ele descobriu a doenças apenas em 2015, mas já sofria com ela desde sempre. Durante o bate-papo no podcast, ele contou que vivia caindo no chão e esbarrando em paredes e objetos. Mas que todos ao seu redor, inclusive ele, acreditavam que isso era apenas seu jeito “estabanado” de ser.
No entanto, esses eram alguns dos principais sintomas da síndrome de Machado-Joseph, uma doença neurodegenerativa, que ataca o sistema nervoso e prejudica a coordenação e o equilíbrio.
Entenda a síndrome de Machado-Joseph
De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, a doença também é conhecida como ataxia espinocerebelar do tipo 3. “É uma condição degenerativa que afeta o sistema nervoso e compromete os movimentos do corpo”, afirma a instituição. Veja os principais sintomas:
- Dificuldade e perda dos movimentos;
- Espasmos;
- Desequilíbrio
- Dificuldade para ficar de pé;
- E até para falar, mastigar e mover os olhos.
As causas da síndrome de Machado-Joseph são inteiramente genéticas. Ela não tem cura, nem prevenção. Mas, seu tratamento, consiste “no uso de medicamentos que amenizam os sintomas, fisioterapia e outros cuidados multidisciplinares para preservar a qualidade de vida da pessoa”, diz, oficialmente, o Hospital Albert Einstein.
Seu diagnóstico é realizado através de exames específicos. Portanto, a recomendação é que, ao apresentar os sintomas descritos acima, o paciente procure uma avaliação médica o quanto antes.
Podcast Escrito nas Estrelas
O podcast Escrito nas Estrelas vai ao ar a cada 15 dias, trazendo convidados dos mais diferentes nichos, para um bate-papo descontraído e com muita astrologia. Para acompanhar o programa, basta se inscrever no canal João Bidu no YouTube e acionar as notificações para não perder nada.