Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Sintomas da síndrome do olho seco pioram em julho; veja como prevenir

Os sintomas da síndrome do olho seco pioram com a baixa umidade relativa do ar. Saiba quais os sinais da doença e como aliviar o desconforto

Sintomas da síndrome do olho seco pioram em julho; veja como prevenir
Sintomas da síndrome do olho seco pioram em julho; veja como prevenir - Foto: Shutterstock

O Julho Turquesa é o mês de combate à síndrome do olho seco, doença que atinge cerca de 18 milhões de brasileiros, aponta a Dra. Maria Regina Chalita, médica oftalmologista do CBV-Hospital de Olhos. O mês de julho, inclusive, foi escolhido porque é uma época com clima mais seco em determinadas regiões do país, o que piora os sintomas da disfunção.

Segundo a especialista, os pacientes costumam apresentar queixas de ardor, vermelhidão, sensação de peso e areia nos olhos, além de ressecamento. Todos esses sintomas pioram durante o mês de julho, dificultando o trabalho em frente ao computador e outras telas, bem como o uso de ar-condicionado. Aliás, todos esses são fatores que pioram os sintomas do olho seco, destaca Maria.

Sintomas da síndrome do olho seco

“A síndrome do olho seco é realmente uma patologia bastante frequente, muito associada ao uso de eletrônicos, ar-condicionado, ambientes mais insalubres com menor umidade do ar”, explica a oftalmologista, que aponta os sintomas da doença:

  • Sensação de areia e ardor nos olhos;
  • Vermelhidão;
  • Lacrimejamento excessivo;
  • Sensação de visão embaçada;
  • Dificuldade de foco para, perto principalmente para leitura, computador e uso de telas;
  • Dificuldade de utilizar lentes de contato.

Tratamento e prevenção

Conforme a médica, o tratamento da síndrome do olho seco inclui o uso de lubrificantes na forma de gel, sejam eles com ou sem conservantes. “Em casos refratários ao tratamento clínico, pode-se também utilizar oclusão de ponto lacrimal e aplicação de luz intensa pulsada, o que melhora bastante os sintomas”, acrescenta a Dra. Maria Regina. 

Porém, quando esse quadro não é tratado e a doença evolui, o paciente pode apresentar lesões na superfície ocular, como conjuntiva e córnea, gerando muitas vezes ceratite e até úlcera de córnea, alerta a oftalmologista.

Para prevenir a síndrome do olho seco nós devemos ter hábitos saudáveis como:

  • Diminuir a frequência e o tempo de uso de telas, fazendo pausas entre o estudo ou o trabalho;
  • Utilizar colírios lubrificantes principalmente na época de seca;
  • Se o paciente tem olho seco e é usuário de lente de contato, o ideal é diminuir o tempo de uso da lente de contato para evitar uma piora desse ressecamento;

Pacientes que têm alguma doença sistêmica que fazem uso de medicamentos devem estar alertas, pois existem alguns medicamentos sistêmicos que pioram a síndrome do olho seco.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Colocado através de cirurgia, o implante coclear é indicado para pacientes com perda auditiva severa à profunda

Notícias

Compressões na coluna vertebral podem pode afetar a funcionalidade dos nervos, levando a sensação de formigamento nas mãos e nos dedos

Doenças

A sarcopenia diminui a massa muscular, a força e, com isso, a qualidade de vida de pessoas idosas - especialmente as sedentárias

Doenças

Casos de AVC e infarto aumentam entre 20% e 30% respectivamente durante o clima frio. Veja como se proteger no inverno