Connect with us

O que você está procurando?

Câncer

Sintomas do câncer no intestino: como identificar a doença

Hábitos alimentares ruins podem facilitar o desenvolvimento de tumores na região

Sintomas de câncer no intestino
Sintomas de câncer no intestino - Foto: Shutterstock

Os sintomas do câncer no intestino e de outras doenças oncológicas despertam cada vez mais a curiosidade das pessoas. Afinal, condições dessa natureza costumam oferecer graves riscos para a saúde. No entanto, o método mais eficiente de evitar complicações é através de prevenção e diagnóstico precoce.

Entenda o câncer no intestino

O cirurgião do aparelho digestivo e especialista em coloproctologia, Dr. Rodrigo Barbosa, explica que o câncer de intestino atinge o intestino grosso ou o reto. De acordo com o médico, tem maior propensão à doença as pessoas com registro do tumor na família, as que possuem hábitos de vida pouco saudáveis e homens e mulheres acima de 45 anos.

Prevenção

Para manter esse tipo de tumor bem longe, o médico recomenda evitar o tabagismo e o uso de bebidas alcoólicas, praticar atividade física, ter uma alimentação rica em fibras e evitar alimentos ultraprocessados e açúcares. Além disso, é importante fazer o rastreamento de doenças mesmo sem sintomas.

Diagnóstico precoce

Segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico precoce pode ser feito por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença. Além disso, pessoas sem sinais ou sintomas , mas pertencentes a grupos de risco também devem realizar os exames para rastrear o tumor. 

O rastreamento dos tumores de cólon e reto (colorretal) pode ser realizado através de dois exames principais: pesquisa de sangue oculto nas fezes e endoscopias (colonoscopia ou retossigmoidoscopias). 

Sintomas do câncer no intestino

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, os sinais que comumente indicam câncer de intestino são:

  • Sangramento nas fezes;
  • Massa (tumoração) abdominal;
  • Dor abdominal;
  • Perda de peso e anemia;
  • Mudança de hábito intestinal.

O Dr. Rodrigo ressalta que, ao perceber qualquer um desses sintomas, é necessário procurar ajuda médica imediatamente. Quando diagnosticado precocemente, há até 95% de chance de cura.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação

Câncer

Ícone do pagode dos anos 90, Anderson Molejão morreu nesta sexta-feira (26) vítima de um câncer raro na região da virilha

Saúde Mental

No filme de Todd Phillips, os personagens de Joaquin Phoenix e Lady Gaga sofrem de Folie à Deux, uma síndrome psiquiátrica rara