Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Medicamentos

Sinusite: saiba porquê abandonar os descongestionantes nasais

Otorrino explica que medicamentos como os descongestionantes disponíveis no mercado podem trazer danos uma série de danos à saúde

Sinusite: saiba porquê abandonar os descongestionantes nasais
Sinusite: saiba porquê abandonar os descongestionantes nasais - Foto: Shutterstock

Não é novidade os benefícios da irrigação nasal para a qualidade de vida de pacientes com sinusite ou rinossinusite crônica. Afinal, estudos científicos já comprovaram seus ganhos. Por outro lado, a ciência também já alertou sobre o uso indiscriminado de descongestionantes nasais, que podem causar uma série de problemas à saúde. Por isso, é importante ficar atento.

Riscos dos descongestionantes nasais

É comum passarmos por aquele incômodo de um nariz congestionado e corrermos para o descongestionante nasal mais próximo. Porém, na busca por alívio imediato, muitas pessoas desconsideram os riscos que esses medicamentos podem trazer. Diversos estudos apontam para os perigos do uso constante desses medicamentos, como a rinite medicamentosa, o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Entre os problemas causados pelo uso constante desses medicamentos estão a taquicardia, a elevação da pressão arterial, a dependência e a rinite medicamentosa. Além disso, pacientes hipertensos, cardíacos e crianças estão mais suscetíveis aos riscos desses descongestionantes.

A dependência aos descongestionantes nasais é causada principalmente pela presença de substâncias vasoconstritoras, como a nafazolina, fenoxazolina e oximetazolina. Essas substâncias agem contraindo os vasos sanguíneos e aliviando temporariamente a congestão nasal. No entanto, após algumas horas, o efeito se inverte, causando dilatação nos vasos sanguíneos e obstruindo o nariz e perpetuando um ciclo vicioso de uso contínuo.

Outra substância problemática presente na maioria dos descongestionantes nasais é o cloreto de benzalcônio, um conservante que, assim como os vasoconstritores, contribui para a obstrução das narinas e o ciclo de dependência.

Benefícios da lavagem nasal

Diante desses problemas, a lavagem nasal surge como uma opção saudável e eficaz para manter a saúde das vias respiratórias. De acordo com o médico otorrinolaringologista Dr. Mohamad Saada, esta é uma prática milenar, que teve origem na tradição médica ayurveda, e é amplamente indicada para o tratamento e prevenção de infecções das vias aéreas, sinusite crônica e rinite alérgica. Além disso, é um método seguro e eficiente, sendo utilizado no pós-operatório de cirurgias nasais.

A prática, também conhecida como irrigação nasal ou lavagem com solução salina, tem ganhado cada vez mais atenção da comunidade médica e do público em geral devido aos seus comprovados benefícios no tratamento de sintomas relacionados à sinusite ou rinossinusite crônica.

Um estudo publicado por pesquisadores da universidade de Wisconsin, nos EUA, revelou que a irrigação nasal diária com solução salina hipertônica tem resultados significativos na melhoria dos sintomas da sinusite, por exemplo. Entre os benefícios observados, destaca-se a redução da congestão nasal, das dores de cabeça e da necessidade de uso de medicamentos.

Para realizar a lavagem nasal, recomenda-se utilizar uma solução salina e um dispositivo adequado, que irá facilitar o processo, explica o otorrino. Essa prática é especialmente útil, por exemplo, para crianças em idade escolar expostas a diversas infecções respiratórias.

A crescente quantidade de evidências científicas reforça a importância desse método como uma opção adicional ou complementar no tratamento destas condições. Ou seja, ao adotar essa abordagem simples e eficaz, é possível evitar o uso excessivo de medicamentos e, assim, prevenir possíveis efeitos colaterais. Afinal, a saúde é o bem mais precioso que temos e cuidar dela com responsabilidade e conhecimento é fundamental. 

Fonte: médico otorrinolaringologista Dr. Mohamad Saada.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Médico aponta que a acupuntura pode trazer benefícios para pacientes com artrite reumatoide, doença intestinal inflamatória e esclerose múltipla

Saúde Mental

Influenciadora recebeu diagnóstico para psicose aguda após desistir do reality show. Entenda as causas e os sintomas do transtorno

Notícias

Assim como escovar os dentes todos os dias, médico otorrino recomenda realizar a lavagem nasal diariamente

Doenças

Com aspectos bastante semelhantes, o lipedema e a celulite são frequentemente confundidos, o que atrapalha o tratamento das condições