Connect with us

O que você está procurando?

Saúde Bucal

Sorriso bonito o ano todo! Saiba como cuidar da saúde bucal em 2023

Dentista aponta quais as formas mais eficientes de cuidar dos dentes e manter uma boa saúde bucal ao longo do ano

Sorriso bonito o ano todo! Saiba como cuidar da saúde bucal em 2023
Sorriso bonito o ano todo! Saiba como cuidar da saúde bucal em 2023 - Foto: Shutterstock

Um sorriso bonito é essencial para encarar as alegrias da vida da melhor maneira. No entanto, para os dentes estarem sempre branquinhos e sua saúde bucal se manter em dia, é importante manter uma rotina de cuidados durante todos os meses do ano. Então, por que não começar a cuidar mais da sua saúde bucal agora em Janeiro de 2023?

A especialista em dentística e professora assistente na Universidade de São Paulo (USP), Dra. Gabriela Nicolellis, afirma que o primeiro passo é fazer uma avaliação com um cirurgião dentista, começando o ano já com uma dos dentes, dicas e orientações de higiene bucal. Além disso, é imprescindível evitar os maus hábitos.

Como cuidar da saúde bucal em 2023

“Sabemos que o final e início de ano é um período de muitas festas. Por isso, é importante evitar exagerar nos doces e bebidas ácidas, que podem causar cáries e lesões cervicais não cariosas. Escove os dentes regularmente e nunca durma sem fazer a higiene bucal adequada”, salienta a especialista.

Ela destaca ainda que, para evitar infecções, é de suma importância passar em consultas periódicas ao dentista – pelo menos 2 vezes ao ano. Além disso, é claro, deve-se fazer uma boa higiene bucal escovando os dentes, usando fio dental e utilizando raspadores linguais.

A especialista chama atenção para o cuidado da higiene da língua, um órgão de muita importância que pode indicar algum tipo de doença sistêmica, como anemia, por exemplo. “Devemos observar qualquer mudança de cor textura e volume, ou também qualquer ferida (afta) que não cicatriza, podendo ser indicativo de lesão cancerígena. Língua saudável é aquela rosada, brilhante com aspecto aveludado discreto”, afirma. 

“Observe também a sensação de boca seca com pouca saliva, que pode ser indicativo de alguma doença ou efeito colateral de uso de medicação de uso contínuo”, finaliza a profissional.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse