Connect with us

O que você está procurando?

Beleza

Stênio Garcia culpa exercícios físicos por flacidez facial; até onde isso é verdade?

Ator realizou harmonização facial e associou excesso de exercícios com flacidez facial. Especialistas explicam a relação

Stênio Garcia culpa exercícios por flacidez facial; até onde isso é verdade?
Stênio Garcia culpa exercícios por flacidez facial; até onde isso é verdade? - Foto: Reprodução Instagram (@steniogarciaoficial e @fofocalizando)

O ator Stênio Garcia, de 91 anos, fez uma harmonização facial para rejuvenescer o rosto. Logo que divulgou o resultado, ele passou a receber críticas dos internautas. Em entrevista ao jornal O Globo, Stênio rebateu os comentários e justificou que estava com flacidez facial por conta de muita atividade física. “Estava com pelanca caída por excesso de exercícios físicos”, afirmou. Mas será que essa relação é mesmo verdadeira?

Atividade física pode causar flacidez facial?

“O exercício físico rejuvenesce, faz os praticantes viverem mais e melhor. Mas existem algumas explicações para esses casos em que as pessoas notam a aparência mais envelhecida”, afirma a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. 

O que ocorre, na verdade, é uma desestruturação facial, explica a Dra. Cláudia Merlo, médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS. “O envelhecimento é uma condição natural, sabemos que perdemos colágeno 1% ao ano e consequentemente há flacidez em estruturas faciais. Em alguns esportes, no entanto, temos perda de estrutura devido ao impacto, ingestão de proteínas e calorias aquém às necessidades das atividades realizadas, o que colabora para a perda de estruturas proteicas”, afirma. 

Além disso, alguns exercícios são realizados no sol e consequentemente há um fotodano. Segundo Cláudia, os esportes que mais causam essa desestruturação são: corrida, crossfit e hipismo.

“Em pacientes atletas nessas modalidades, notamos na face sinais como olheira estrutural, bigode chinês, bochecha de buldogue e perda de contorno facial. Tudo isso acontece, pois há uma frouxidão ligamentar e do tecido aponeurótico, que são estruturas compostas de colágeno e fibrina”, completa a especialista. 

Abaixo, descubra os cinco principais erros durante a prática de exercícios que podem levar à flacidez facial:

Overtraining ou treino extenuante

O overtraining ou treino extenuante estão diretamente associados ao envelhecimento das células. “Se nosso gasto de energia é alto demais, as mitocôndrias ficam sobrecarregadas, aumentam muito a produção de radicais livres e se não temos defesa anti radicais livres suficiente, o resultado é o estresse oxidativo”, diz a cirurgiã plástica. Os radicais livres são moléculas instáveis, que precisam ser neutralizadas, caso contrário agridem outras moléculas, atrapalhando o funcionamento delas.

“É o que chamamos de exercício físico extenuante. Esse excesso de radicais livres danifica várias moléculas, entre elas o colágeno e a elastina, aumentando a flacidez e piorando a qualidade de nossa pele. Para garantir um equilíbrio, é necessário aumentar gradativamente a carga de exercícios. O descanso também é fundamental, lembre-se disso. A dieta também é importante com muitas vitaminas e sais minerais que compõem nossa defesa antioxidante”, orienta a médica.

Aporte ineficiente de calorias

Algumas pessoas percebem uma flacidez acentuada conforme praticam exercícios físicos, e a explicação para esse fenômeno é a perda de gordura. Nosso organismo queima a gordura, mas é um processo meio demorado e, nesse meio tempo, pode também queimar proteína, que é um pouco mais rápido até que a gordura, explica a especialista. 

“Exercícios aeróbicos extenuantes e de longa duração podem gerar até perda de massa magra. Como o objetivo é manter o corpo em movimento, podemos ter consumo exagerado de gordura; no rosto temos compartimentos de gordura que podem ser consumidos facilmente. Diminuindo o volume do rosto, temos mais pele sobrando e a sensação de flacidez e envelhecimento”, acrescenta. Portanto, um aporte calórico adequado durante o exercício é essencial para evitar casos assim, indica a cirurgiã plástica.

Consumo insuficiente de proteínas

Segundo a médica Dra. Beatriz, além de queimar a gordura,  o corpo consome proteínas durante os exercícios físicos – não somente para virar combustível como para formar a musculatura. 

“Pacientes sedentários têm uma necessidade proteica de cerca de 1,0 g de proteína por quilo de peso por dia, atletas podem chegar a 2,5g de proteína por quilo de peso por dia. Sem esse aporte, não há aumento de massa muscular e o organismo vai retirar de outros lugares menos importantes, como a pele por exemplo”, aponta a Dra. Beatriz. Por isso, o consumo proteico adequado é fundamental.

Além disso, essas estruturas ‘perdidas’ na atividade física são formadas por proteínas, lembra a Dra. Cláudia. “Então temos que ingerir proteínas suficientes na dieta para o funcionamento adequado do organismo e de colágeno”, acrescenta Cláudia Merlo.

Exposição excessiva ao sol

A exposição ao sol sem filtro solar causa fotoenvelhecimento cutâneo, que leva à flacidez facial. “A pele se defende produzindo melanina, que são as manchas. Os raios ultravioletas do sol também causam diretamente um aumento de produção de radicais livres na pele, como consequência temos fibras de colágeno e elastina alteradas. Para evitar, é importante o uso de filtro solar antes de exercícios físicos, e se possível repassar a cada 2 horas”, orienta a Dra. Beatriz.

Hidratação insuficiente

Durante o exercício físico, é comum eliminar bastante suor. “A perda de água é grande durante exercícios muito intensos e pode ser piorada com temperatura ambiente elevada e baixa umidade do ar. A falta de água faz com que o organismo escolha onde vai deixar a pouca água disponível, o sangue tem um controle de concentração extremamente eficiente, retira água de onde for possível. Obviamente a pele está no final da lista e com o tempo podemos sentir a pele mais seca com rugas de expressão mais aparentes”, diz a cirurgiã.

Por fim, a médica resume que para envelhecer bem é necessário:

  • Fazer exercícios físicos como rotina (para sempre) com aumento gradual de carga e duração, respeitando também o descanso;
  • Ter uma dieta adequada, com aporte calórico adequado, ingestão de proteína suficiente, muitos alimentos antioxidantes (vitaminas e sais minerais);
  • Beber água para uma efetiva hidratação;
  • Ter cuidados com a pele, com filtro solar e hidratantes.
Advertisement

Você também vai gostar

Saúde Mental

O Concurso Nacional Unificado (CNU) ocorre no próximo domingo (05/05) e contará com a participação de mais de 2 milhões de candidatos

Doenças

A Doença de Fabry é uma condição genética rara que se manifesta através de lesões por todo o corpo, inclusive nos rins, olhos e...

Doenças

A vacina da gripe é a principal forma de prevenir a doença. Entenda alguns mitos sobre o imunizante esclarecidos por especialistas

Doenças

Além dos fatores de risco já conhecidos, médico aponta que as mudanças climáticas contribuem para o aumento de casos de AVC