Os alimentos termogênicos são aqueles que ajudam na queima de gordura. Isso porque eles aceleram o metabolismo e aumentam o gasto calórico em até 5%. Por isso, são as melhores opções para incluir na dieta nos meses que antecedem o Verão.
Segundo o nutrólogo do Hospital Villa-Lobos, André Veinert, esses alimentos termogênicos promovem um maior gasto energético, já que sua ingestão constante permite que o organismo trabalhe em um ritmo mais acelerado do que o habitual.
E, como o corpo trabalha mais para digerir esses alimentos, a temperatura corporal aumenta, resultando em um metabolismo mais acelerado com alto gasto de energia. O resultado é a queima de gordura.
Alimentos que ajudam a queimar gordura
André elencou 10 alimentos que podem ajudar a mandar aquela gordura indesejada embora:
1 – Gengibre: trata-se de um alimento com baixo valor calórico, rico em vitaminas B3, B6 e C. Além disso, possui ação antioxidante.
2 – Água: consumir quantidades adequadas de água é fundamental para o bom funcionamento do sistema digestivo, respiratório e cardiovascular. Além disso, ela auxilia na eliminação de toxinas do organismo e na regulação térmica, e também atua em diversas reações de digestão e absorção de nutrientes. “Ingerir água fria acelera o metabolismo, pois faz com que o corpo trabalhe mais para adequar a temperatura da água à temperatura corporal”, adiciona o especialista.
3 – Chá verde: a bebida possui substâncias antioxidantes que agem no combate ao envelhecimento das células. Isso, por sua vez, colabora para a prevenção de doenças, como alguns tipos de câncer. O chá verde também auxilia na perda de peso devido à cafeína presente em sua composição, que acelera o metabolismo.
4 – Laranja: rica em água e vitamina C, a laranja auxilia na regulação da insulina, hormônio que gera maior acúmulo de gorduras se estiver em altas concentrações. em elevadas concentrações geram um maior acúmulo de gorduras. Mesmo que a fruta seja pouco calórica, é importante não exagerar, pois os níveis de caloria aumentam com a quantidade.
5 – Brocólis: trata-se de um alimento rico em vitamina C e cálcio. Ele também é rico em ácido alfa-lipóico, o que ajuda a diminuir a porcentagem de gordura corporal. E, assim como a laranja, também auxilia na regulação dos níveis de insulina.
Variedade é o segredo da constância
6 – Pimenta: as pimentas possuem uma substância chamada capsaicina. Segundo alguns estudos, esta substância traz vários benefícios à saúde. Um deles é o estímulo ao sistema nervoso simpático que libera mais catecolaminas, levando a uma diminuição do apetite. A consequência é a diminuição da ingestão calórica.
7 – Nozes: as nozes são ricas em ácidos graxos monoinsaturados, como o ômega-3. Por isso, o alimento aumenta o metabolismo, protege o coração e auxilia em outras funções do organismo.
8 – Canela: o pó de canela é milagroso, aponta o nutrólogo. Isso porque ele reduz o acúmulo de gordura, melhora o ânimo e ainda diminui o apetite devido à alta concentração de fibras.
9 – Café: o grão potencializa a queima de gorduras e também estimula o sistema nervoso central, melhorando o desempenho nos exercícios físicos. Por isso, é uma ótima opção de pré-treino.
10 – Guaraná em pó: o guaraná é composto por até 8% de cafeína, mais que o próprio café, que possui até 2,5%. Isso faz com que ele reduza a sensação de cansaço e dê uma energia a mais para os treinos. Basicamente, os resultados são bem parecidos com o da cafeína.
André lembra que os alimentos possuem mecanismos de ação diferentes. “O gengibre, por exemplo, age como anti-inflamatório, uma vez que a obesidade está diretamente ligada à liberação de algumas substâncias inflamatórias no organismo”, explica Veinert. Segundo o especialista, os termogênicos agem nessa cadeia, impedindo a liberação de tais substâncias e prevenindo a obesidade.