Connect with us

O que você está procurando?

Dor

Travou as costas? Veja o que fazer para destravar a coluna

Ortopedista especialista em coluna ensina qual a melhor conduta a se seguir no caso de uma contratura lombar

Travou as costas? Veja o que fazer para destravar a coluna
Travou as costas? Veja o que fazer para destravar a coluna - Foto: Shutterstock

A contratura lombar, também conhecida como “coluna travada”, é uma condição que se caracteriza por espasmos musculares intensos e dor súbita na região lombar da coluna vertebral. O resultado é uma limitação de movimento, sensação de rigidez e travamento.

O que pode travar sua coluna

De acordo com o ortopedista e especialista em coluna do Grupo Spine, Dr. Victor Caponi, essa condição pode ser consequência de vários fatores, como estresse e tensão. Isso porque o estresse emocional e a tensão podem provocar contração muscular involuntária na região lombar, contribuindo para a contratura. 

Além disso, a protusão e hérnia de disco também são causas possíveis, pois a hérnia, que envolve a compressão de nervos na região lombar, pode causar espasmos musculares e dor intensa.  

“As dores lombares têm várias causas, geralmente surgindo após esforço intenso, levantamento de peso excessivo, postura inadequada ou longos períodos na mesma posição”, enumera o médico. 

Mas não só isso: fatores como obesidade, falta de exercício e tabagismo também podem contribuir para problemas na coluna. 

“A perda momentânea de movimento é uma forma de proteção do corpo contra a dor, visando preservar a articulação da coluna e o sistema nervoso. Sinais, sintomas e condições pré-existentes merecem atenção nesses casos”, explica o especialista.

O que fazer quando as costas travam

O médico ressalta que, quando a coluna trava, é essencial evitar movimentos bruscos que possam agravar a condição. “O primeiro passo é manter a calma e evitar qualquer esforço excessivo”, destaca o especialista. 

Ele ressalta a importância de buscar assistência médica caso a dor persista por mais de 48 horas. Ou ainda caso esteja acompanhada de sintomas como formigamento ou fraqueza nos membros.

Segundo Caponi, dentre as medidas imediatas que é possível tomar em casa, o especialista recomenda repouso e aplicação de compressas de gelo na região afetada. “O gelo ajuda a reduzir a inflamação e aliviar a dor”, explica. 

O especialista em coluna do Grupo Spine também destaca a importância da prevenção, enfatizando a adoção de hábitos saudáveis de postura e a prática regular de exercícios físicos

“Fortalecer a musculatura das costas e manter uma boa postura são medidas essenciais para reduzir o risco de problemas na coluna”, afirma o médico. 

O ortopedista ressalta ainda a importância de buscar orientação médica. “Com os cuidados adequados e o acompanhamento profissional, é possível superar o problema e retomar a qualidade de vida”, esclarece o Dr. Victor Caponi.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Além dos fatores de risco já conhecidos, médico aponta que as mudanças climáticas contribuem para o aumento de casos de AVC

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação