Connect with us

O que você está procurando?

Beleza

Tudo o que você precisa saber antes de começar a fazer skincare

Especialista contraindica utilizar receitas de rede social ou de influencers. Veja como fazer um skincare seguro e eficiente

Tudo o que você precisa saber antes de começar a fazer skincare
Tudo o que você precisa saber antes de começar a fazer skincare - Foto: Shutterstock

Recentemente, uma adolescente inglesa seguiu dicas de skincare que viu no TikTok e quase perdeu a visão. A história, que poderia ter acontecido em qualquer lugar do globo, mostra a importância de se realizar os cuidados com a pele da forma certa. Ou seja, com o auxílio de um profissional, com o uso dos produtos adequados e tomando todos os cuidados necessários. 

Segundo a Dra. Fernanda Sanches, especialista em cosmetologia e CEO da Cosmobeauty, empresa de dermocosméticos para tratamentos estéticos profissionais e de uso home care, o skincare é coisa séria. Portanto, não pode ser feito de qualquer forma apenas porque um ou outro influencer indicou. 

O que você não deve fazer no seu skincare

Conforme Fernanda, o uso errado de alguns produtos pode até mesmo causar efeitos contrários aos esperados ou gerar resistência. Antibióticos tópicos, por exemplo, podem levar ao desenvolvimento de resistência bacteriana, tornando os tratamentos menos eficazes. 

“Outro problema são as reações alérgicas e o agravamento de condições pré existentes, já que o uso de produtos inadequados pode agravar problemas”, explica a especialista em cosmetologia. 

Usar cosméticos vencidos também é algo que pode parecer inofensivo, mas não é. Além do comprometimento da eficácia, segundo Fernanda, cosméticos vencidos podem conter ingredientes já degradados, que podem provocar irritação e vermelhidão, coceira, queimaduras ou erupções cutâneas. 

“Além disso, esses produtos fora da validade também podem propiciar o desenvolvimento de bactérias, fungos e outros microrganismos que causam infecções na pele”, afirma a profissional.

É importante saber a procedência

A especialista alerta ainda que alguns produtos cosméticos contêm substâncias que podem interferir até mesmo no sistema endócrino, causando desregulação hormonal em algumas pessoas. 

“É por isso que é muito importante não usar produtos sem qualquer orientação ou pesquisa, além de estar atento às indicações de uso e ao prazo de validade”, orienta. “Sempre cheque a credibilidade do laboratório ou rastreie a origem do produto antes de usar”, complementa.

Dicas para fazer o skincare com segurança

Fernanda dá algumas dicas para cuidar da sua pele em segurança. Confira:

  • Conheça seu tipo de pele e preste atenção às reações: isso é importante para saber quais tipos de produtos e procedimentos tendem a ser os mais indicados e/ou evitados;
  • Consulte um profissional: ele vai orientar sobre produtos e procedimentos que devem ajudar a sua pele ou que não devem ser utilizados;
  • Pesquise sobre os produtos e leia os rótulos: fique atento a possíveis alérgenos e à data de validade;
  • Siga as instruções de uso: não tente usar algo que é para o corpo no rosto, por exemplo. Ou, ainda, usar várias vezes ao dia algo que é indicado para ser usado uma vez por semana.
  • Lembre-se de manter a pele hidratada e de passar protetor solar diariamente.
Advertisement

Você também vai gostar

Saúde Mental

Psicóloga explica que diferentes métodos podem ser combinados para tratar o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Veja quais são

Emagrecer

O o treinador e assessor esportivo Leandro Twin ensina três truques para quem deseja ganhar massa muscular e perder gordura simultaneamente

Saúde Mental

Muito associada a adultos, a bipolaridade também pode acometer crianças. Saiba como identificar possíveis sinais nos pequenos

Alimentação

Parar de consumir refrigerante é uma das medidas comumente adotadas por quem quer cuidar melhor da saúde