A pequena Maria Alice viralizou nas redes sociais após fazer um ensaio fotográfico vestida como “vampirinha”. A escolha para o tema não poderia ser outra, pois a bebê tem, por enquanto, apenas os dentes caninos superiores. E foi essa ordem diferente de nascimento dos dentes que despertou curiosidade nas redes sociais.
Existe ordem “certa” para nascer os dentes?
Quando surgem os primeiros dentes de leite, estamos acostumados a ver os incisivos centrais inferiores, em seguida os incisivos centrais superiores. Contudo, essa ordem não é uma regra, e outros dentes podem aparecer primeiro.
“Não é algo corriqueiro, mas pode acontecer que os dentes nasçam fora da ordem esperada”, explica Ilana Marques, odontopediatra da IGM Odontopediatria. Isso porque o processo de erupção dentária pode variar de criança para criança.
“Fatores genéticos, hereditários e até mesmo condições de desenvolvimento individual podem influenciar a ordem em que os dentes de leite nascem. Às vezes, não há uma razão específica clara para essa variação”, afirma a especialista.
Após os primeiros dentes de leite, no entanto, é mais comum que os subsequentes sigam uma ordem mais previsível, conforme estabelecido pelo padrão de erupção dentária, explica Ilana
Então, embora variações na ordem possam ocorrer, especialmente entre diferentes crianças, uma vez que o processo inicial de erupção dentária começa, é mais provável que os dentes subsequentes sigam essa sequência geral.
“Isso se deve ao ritmo de desenvolvimento das estruturas ósseas e dos tecidos dentários, que tendem a seguir um padrão determinado”, diz a odontopediatra.
Pode indicar um problema?
Vale destacar que essa variação na ordem de erupção dos dentes de leite não representa, geralmente, um problema sério de saúde bucal.
“No entanto, é sempre recomendável consultar um odontopediatra para garantir que o desenvolvimento dentário esteja ocorrendo dentro de parâmetros normais e para receber orientações sobre cuidados dentários adequados desde cedo”, alerta a profissional.