Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Versátil, saboroso e bom para a saúde: veja os benefícios do abacate

Estudos recentes mostram que consumir abacate semanalmente reduz em mais de 20% o risco de ataques cardíacos, entre outros problemas de saúde

Versátil, saboroso e bom para a saúde: veja os benefícios do abacate
Versátil, saboroso e bom para a saúde: veja os benefícios do abacate - Foto: Shutterstock

O abacate um ingrediente-chave de pratos salgados como guacamole ou torradas. O alimento tem origem no México e América Latina e é consumido mundialmente. No entanto, foi no Brasil que a fruta começou a ser aproveitada como um alimento doce, no formato de vitamina com leite ou acompanhado de mel, açúcar e limão. 

Apesar do seu alto teor calórico, pode ser um grande aliado das dietas, já que auxilia na saciedade. Além disso, ele também contribui para a prevenção de doenças cardíacas, reduz o colesterol e até mesmo previne câncer e derrame. 

Benefícios do abacate

Em estudos recentes do Journal American Heart Association, cientistas afirmam que o consumo semanal de abacate reduz em 21% os riscos de ataques cardíacos. E não para por aí: os benefícios do abacate também promovem a melhora na produção de lavouras e até como cosméticos, em máscaras faciais e produtos capilares.

“O abacate é rico em vitaminas A, B e K, é fonte de minerais como potássio, manganês, ferro, cobre e zinco, contém fibras, antioxidantes e gorduras monoinsaturadas, consideradas boas para o organismo. Apesar de calórica, a fruta é pobre em gordura ruim e não contém colesterol e sódio. Quando consumida de forma moderada, traz mais sabor e enormes benefícios à saúde”, explica Soraia Batista, nutricionista da Pluxee.

A especialista aponta os principais benefícios do abacate. Confira: 

  • Ajuda na imunidade;
  • Auxilia no aumento do HDL (colesterol bom), na redução do LDL (colesterol ruim) e dos triglicerídeos, prevenindo doenças cardíacas;
  • Protege os olhos;
  • Previne doenças como câncer, derrames e insuficiência renal;
  • Contribui para o bom funcionamento do intestino;
  • Aumenta a saciedade, evitando o consumo excessivo de comidas;
  • É bom para a pele;
  • Alivia os sintomas de artrite;
  • Importante para os ossos.

Dicas da nutri

Vale lembrar que o abacate é um alimento bastante calórico. Por isso, para controlar suas calorias do abacate, é importante evitar a adição de açúcar e optar por adoçantes no preparo de sobremesas, recomenda Soraia.

Além disso, a nutricionista sugere o uso do alimento em saladas, molhos, patês ou como acompanhamento de pratos salgados. “Opte por consumir até 100g da fruta por dia e consulte um profissional de nutrição para encontrar a melhor forma de introduzir o abacate na sua alimentação”, orienta.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Especialista explica como as medidas curativas auxiliam na qualidade de vida dos pacientes 

Saúde da Mulher

Especialista explica quais sãos os sintomas e como aliviá-los

Notícias

A glândula tireoide regula todo o nosso organismo, e impacta diretamente no funcionamento dos órgãos. Entenda suas funções no corpo

Notícias

Fatores já conhecidos aceleram o envelhecimento, mas alguns aspectos que passam despercebidos diminuem a longevidade