Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Dor

Virginia: cárie não causa DTM, como divulgou a influenciadora

Especialistas alertam que a cárie dental não tem relação direta com a disfunção temporomandibular (DTM), causa das dores de cabeça de Virginia

Virginia: cárie não causa DTM, como divulgou a influenciadora
Virginia: cárie não causa DTM, como divulgou a influenciadora - Foto: Reprodução Instagram (@virginia)

A influenciadora Virginia Fonseca finalmente descobriu a razão por trás das suas dores de cabeça constantes. A esposa de Zé Felipe descobriu que tem disfunção temporomandibular (DTM), e segundo ela, o quadro é resultado de uma cárie. No entanto, especialistas explicam que essa correlação é falsa.

A DTM é uma alteração na ATM (articulação temporo mandibular), explica a cirurgiã dentista Dra. Gabriela Nicolellis. Esta é uma anormalidade no funcionamento da articulação responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca. Entre as causas estão o hábito de  apertar muito os dentes durante o sono (consequência do estresse e ansiedade), algum trauma na região ou o hábito de roer unhas, por exemplo.

A disfunção temporomandibular pode causar dificuldade em abrir a boca, estalos, ruídos articulares, fadiga muscular da face, enxaqueca e, em casos extremos, deslocamentos e travamentos da mandíbula. “A Virginia sentiu enxaqueca porque a enxaqueca é uma consequência da DTM, que causa muito desconforto para o paciente, e não por uma cárie”, destaca a cirurgiã dentista.

Segundo a Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, essas informações são um equívoco e podem causar muitos desencontros de informações. A Dra. Gabriela reforça que a cárie não tem relação direta com a DTM, e nem é a causa da condição.

“O que pode ocorrer é quando o dentista remove a cárie e restaura o dente com materiais restauradores diretos (resina ou amálgama), ou materiais indiretos (coroas de porcelana). Quando essas restaurações ficam com contato prematuro (restaurações altas que incomodam o paciente), pode modificar a oclusão e agravar a DTM”, explica. Por esse motivo o dentista deve restaurar da forma correta dentro dos padrões funcionais corretos. Isso sem provocar iatrogenias (erros), preservando assim a saúde bucal do paciente, destaca a especialista.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Muitas pessoas têm medo de aproveitar a Páscoa como gostariam por conta do surgimento de espinhas. Mas será que o chocolate é mesmo culpado?

Saúde Bucal

O acúmulo de açúcar proveniente dos chocolates é um verdadeiro risco para a saúde bucal e os dentes. Veja como prevenir problemas

Beleza

As mulheres também sofrem com a alopecia, conhecida como calvície. E, assim como os homens, o transplante capilar pode solucionar o problema

Alimentação

Uma série de fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher o chocolate certo para a Páscoa. Saiba como não errar