Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Vitamina B12: quais os sinais de deficiência e quando suplementar

A vitamina B12 é essencial para diversas funções do nosso organismo, e sua deficiência pode causar uma série de sintomas

Vitamina B12: quais os sinais de deficiência e quando suplementar
Vitamina B12: quais os sinais de deficiência e quando suplementar - Foto: Shutterstock

A vitamina B12, conhecida como cianocobalamina, é essencial para a formação das células sanguíneas, prevenindo a anemia megaloblástica, uma doença causada pela deficiência do nutriente. Além disso, ela é fundamental para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso central e para o metabolismo das proteínas e dos carboidratos dos alimentos, ajudando a manter uma boa disposição física e mental.

De acordo com o médico endocrinologista Dr. Jionocley Viana, a vitamina B12 está presente principalmente em alimentos de origem animal como: ovos, leite e derivados, carne, peixe e frango. Conforme o especialista, é necessário ingerir pelo menos 2,4 mcg para pessoas acima de 14 anos. Consumos abaixo dessa medida podem resultar na deficiência do nutriente.

Sinais de deficiência de vitamina B12

A deficiência de vitamina B12 pode causar vários sinais e sintomas. “As principais condições associadas à deficiências B12 são: anemia megaloblástica, fadiga, cansaço, sensação de formigamento/parestesias nos membros”, alerta o médico.

Segundo o especialista, uma das condições mais graves da deficiência de vitamina B12 é  a demência. Contudo, essa condição é reversível quando realizamos reposição adequada.

Além disso, os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, principalmente tipo Bypass Gástrico devem estar atentos à deficiência de vitamina B12 porque é uma situação bastante comum.

Reposição de vitamina

“Uma vez identificado deficiência de vitamina B12, devemos fazer reposição seja por via oral ou intramuscular, dependendo do grau de deficiência de cada paciente. Após realização da reposição, solicitamos novos exames para verificar se atingiu níveis normais”, afirma o médico.

Suplementação no veganismo

É importante destacar que a vitamina B12 é o único nutriente que não faz parte da dieta vegana e vegetariana, pois ela está presente principalmente em produtos de origem animal. Portanto, quem segue este estilo de alimentação precisa necessariamente suplementar a vitamina.

“A vitamina B12 é essencial para o funcionamento adequado do sistema nervoso e a única fonte confiável está nos suplementos ou alimentos fortificados”, reforça a nutricionista Dani Borges.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Se você treina e ainda consome refrigerante regularmente, veja os prejuízos que a bebida está causando ao seu organismo

Saúde Bucal

Mesmo com dentes de leite, as crianças com bruxismo devem passar pelo tratamento, uma vez que a condição pode causar problemas mais graves

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema