Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

Vitamina D: entenda como ela pode te ajudar a perder peso

Ações metabólicas fazem da Vitamina D uma verdadeira aliada de quem deseja perder peso. Saiba como ela pode te ajudar a emagrecer

Vitamina D: entenda como ela pode te ajudar a perder peso
Vitamina D: entenda como ela pode te ajudar a perder peso - Foto: Shutterstock

Não é nenhuma novidade que a vitamina D proporciona benefícios importantes para o organismo, como a manutenção da saúde óssea e a regulação do metabolismo. E é justamente sua ação metabólica que a torna uma verdadeira aliada daqueles que estão tentando perder peso.

“A vitamina D não é apenas uma aliada na manutenção da saúde óssea; ela também desempenha um papel fundamental na regulação do metabolismo. Diversos estudos apontam para uma intrigante conexão entre a deficiência de vitamina D e o aumento de peso, obesidade e até mesmo dificuldades em perder aqueles quilinhos extras”, afirma a Dra. Amanda Nunes, nutróloga e especialista em medicina inteligente da Lybe Clinic. 

Como a vitamina D ajuda a perder peso?

Com a sua participação vital em processos metabólicos, a vitamina D se destaca como uma peça-chave na busca por uma vida mais saudável e equilibrada. Da mesma forma, a deficiência do nutriente pode se tornar uma barreira sutil, mas significativa, em sua jornada de emagrecimento, aponta Amanda. 

“Ela não apenas pode influenciar o funcionamento inadequado do metabolismo, desacelerando-o, como também possui um impacto surpreendente na regulação da insulina e na saúde das células de gordura. Esses fatores interligados podem resultar em desafios extras quando se trata de perder peso”, alerta. 

Portanto, garantir níveis adequados de vitamina D pode ser uma estratégia inteligente para facilitar seu caminho em direção ao corpo dos sonhos, e existem duas formas de fazer isso: através da exposição ao sol e da suplementação.

Truques para emagrecer com saúde

“A luz solar direta é a fonte natural mais poderosa dessa vitamina, mas a quantidade necessária pode variar conforme diversos fatores. Em alguns casos, a suplementação de vitamina D pode ser recomendada, especialmente quando uma deficiência é diagnosticada por um profissional de saúde experiente. Assim, você garante que seu corpo esteja bem nutrido, independentemente das voltas que a vida moderna pode dar”, diz a nutróloga.

Embora a vitamina D tenha um papel de destaque na equação do emagrecimento, vale lembrar que não há uma única vitamina mágica para alcançar seus objetivos, destaca Amanda. “A vitamina B12, por exemplo, contribui para a saúde do sistema nervoso e desempenha um papel no metabolismo de nutrientes”, afirma. 

No entanto, como em qualquer grande obra, a sinergia é a chave. Por isso, uma dieta balanceada, rica em uma variedade de nutrientes essenciais, é a base sólida para atingir um peso saudável e sustentável. “Lembre-se, a saúde é um esforço conjunto e cada nutriente desempenha seu papel único na busca por uma vida melhor”, destaca a Dra. Amanda Nunes.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação

Câncer

Ícone do pagode dos anos 90, Anderson Molejão morreu nesta sexta-feira (26) vítima de um câncer raro na região da virilha

Saúde Mental

No filme de Todd Phillips, os personagens de Joaquin Phoenix e Lady Gaga sofrem de Folie à Deux, uma síndrome psiquiátrica rara