Connect with us

O que você está procurando?

Saúde Bucal

Saúde bucal ruim pode ser um perigo para todo o organismo; entenda

Diferentes pesquisas mostram que o descuido com a saúde bucal pode ocasionar diversas doenças e, inclusive, diminuir a longevidade

Saúde bucal pode gerar doenças em todo o organismo, apontam estudos
Saúde bucal pode gerar doenças em todo o organismo, apontam estudos / Foto: Shutterstock

Uma pesquisa das universidades federais do Rio de Janeiro e de Minas Gerais em conjunto com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), apontou que, após o início da pandemia da Covid-19, houve um aumento de 132% de paradas cardíacas nos brasileiros. Segundo a cirurgiã-dentista Marcela O ́Neal, aproximadamente 36% das mortes ligadas aos problemas cardíacos tem início na saúde bucal. 

“Investir no cuidado da saúde bucal contribui com o diagnóstico e a prevenção de problemas como infarto, endocardite bacteriana e acidente vascular cerebral (AVC). Desses, mais de 40% dão os primeiros indícios através de sintomas na boca’’, estima a especialista.

Isso mostra que a prevenção de problemas bucais ou cardiológicos envolve uma série de fatores. Um deles é a alimentação equilibrada, que ajuda na prevenção de doenças, no fortalecimento da imunidade e na disposição física

No Brasil, mais de 50% das pessoas não consomem adequadamente nutrientes essenciais. Como por exemplo o cálcio, magnésio, vitamina A, vitamina B6, vitamina D e vitamina E. É o que aponta a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), realizada pelo IBGE.

Cuidados com a saúde bucal

Além disso, no cuidado com a saúde bucal, o uso incorreto da escova de dente, a falta utilização de fio dental e de uma rotina de escovação atrapalham não só a preservação dos dentes, mas também muitos outros aspectos. Por exemplo, o aparecimento de periodontite e o aumento de câncer na boca. Com uma boa rotina de escovação, as chances das doenças diminuem em até 70%, segundo um estudo feito pela Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de São Paulo (USP).

O hábito de roer as unhas também é um fator que prejudica não só na aparência e na saúde das unhas, mas todo o organismo. Dados pesquisados pela PubMed em 2016 revelam que a oncofagia – mania de roer as unhas – afeta cerca de 30% das pessoas ao redor do mundo. O hábito perigoso faz com que bactérias e fungos presentes nas mãos e unhas sejam ingeridas, o que colabora no aparecimento de infecções no organismo, assim como o desgaste constante dos dentes.

“Hábitos saudáveis são essenciais para a longevidade. Criar uma rotina com alimentação adequada, higiene bucal constante e prática de exercícios físicos é fundamental para se manter saudável por mais tempo. Escovar os dentes e passar fio dental diariamente é um detalhe que faz toda a diferença nesse quesito”, finaliza a especialista.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde Bucal

Dentista ressalta o impacto da saúde bucal na qualidade de vida e na autoconfiança

Alimentação

Doenças cardiovasculares, metabólicas e até mesmo alguns tipos de câncer pode ser evitados ao comer em casa

Saúde da Mulher

Não apenas no Brasil, mas em diversos lugares do mundo, as mulheres vivem uma porção de anos a mais do que os homens. Entenda...

Alimentação

Especialistas explicam quais alimentos devem sair da dieta e quais devem ser adicionados no prato para aumentar a longevidade