Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

4 dicas para aproveitar as confraternizações sem sair da dieta

No fim do ano ocorrem muitas festas e confraternizações com a mesa repleta de comida. Nutricionista ensina a aproveitar sem sair da dieta

4 dicas para aproveitar as confraternizações sem sair da dieta
4 dicas para aproveitar as confraternizações sem sair da dieta - Foto: Shutterstock

O final do ano é a época ideal para reunir amigos e familiares e entrar em clima de comemoração. A confraternização do trabalho, a ceia de Natal e a festa do Ano Novo rendem quitutes deliciosos, além de uma variedade de bebidas alcoólicas. Infelizmente, esse é o cenário perfeito para escapar da dieta e deixar o projeto verão ir por água abaixo. 

Sophie Deram, nutricionista e ativista contra as dietas restritivas, explica que esses momentos são propícios para exageros em relação à alimentação e bebida. “Exageros ocasionais são normais, o problema é quando isso se torna um hábito. O ideal é buscar sempre a moderação”, afirma.

A Dra. Thais Mussi, endocrinologista e metabologista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) concorda com a nutricionista. Ela lembra que nessa fase é importante ter em mente que a manutenção de uma boa saúde não se limita somente a alimentos “fits” e treinos intensos todos os dias. “Equilíbrio, menos cobrança fazem parte do emagrecimento saudável. É preciso consciência e moderação”, reforça a médica.

4 formas de se manter na dieta

As especialistas listam algumas dicas para te ajudar a aproveitar as confraternizações sem exagerar. Confira:

1 – Faça refeições equilibradas antes das comemorações

Passar o dia sem comer e chegar em um local com uma grande oferta de comida não é uma boa ideia. Sophie destaca que essa atitude causa muita fome e, portanto, as chances de exagerar são maiores. Nos dias de confraternização, o ideal é manter uma alimentação equilibrada antes dos petiscos.

“Isso promove saciedade, fazendo com que, na hora de comer mais tarde, a fome seja menor. Dessa maneira, é mais fácil controlar a ingestão de alimentos muito calóricos”, explica a endocrinologista.

2 – Dê preferência aos petiscos mais leves

Na hora de escolher o que comer, prefira petiscos mais leves, como castanhas, frutas secas, torradas, torta salgada de legumes e queijo branco, por exemplo. As especialistas indicam que, dessa forma, será muito mais fácil controlar as calorias, não comprometendo a dieta.

3 – Mastigue devagar

Essa dica serve para a vida! Por mais simples que possa parecer, ter o hábito de mastigar com calma, apreciando o sabor e os nutrientes, ajuda na boa digestão, garantindo saciedade por mais tempo. Comer com concentração é uma dica de ouro e que serve para todos os momentos. Afinal, é importante estar consciente e aproveitar o momento.

4 – Coma sem culpa

Não exagerar também significa comer sem culpa e entender que é possível comer de tudo (mas não tudo). Sophie explica que não existem alimentos proibidos e permitidos. “Se a pessoa quer comer batata frita, não precisa trocar por biscoito de arroz. A batata frita pode fazer parte de uma alimentação saudável. Porque tudo vai depender da situação. Um alimento por si só não é capaz de fazer a gente engordar ou ter um problema de saúde do dia para a noite”, reforça a nutricionista.

Ela recomenda que as pessoas consumam batata frita todos os dias, mas destaca que, ocasionalmente, não há nenhum problema. “É normal comer batata frita em determinadas ocasiões, como petisco. Não há por que temê-la”, comenta. O segredo é comer degustando, com prazer e sem culpa. Assim, você pode sentir saciedade com uma quantidade menor do alimento, que será suficiente e evitará exageros. 

Mas, se a pessoa sente culpa diante da batata frita, por exemplo, é preciso tomar cuidado para não trocá-la por um alimento menos saboroso. Isso pode causar insatisfação, o que vai te fazer ir atrás de mais comida. “O sentimento de culpa e a visão de que certos alimentos são proibidos acaba fazendo com que a gente coma mais. Pode parecer contraditório, mas é isso que acontece”, explica Sophie.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Para quem sofre com sintomas como inchaço, fadiga, insônia e imunidade baixa, a dieta anti-inflamatória pode ser uma solução

Alimentação

Não aposte em dietas milagrosas para emagrecer. Veja como perder peso consumindo frutas saudáveis e com poucas calorias

Emagrecer

É comum escapar da dieta aos finais de semana. O importante é não se culpar por isso e voltar à rotina com responsabilidade

Alimentação

Rica em gorduras boas e sabor, a dieta mediterrânea promete diversos benefícios à saúde, como a prevenção de doenças crônicas