Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

5 razões que mostram como um bom sono ajuda a perder peso

Um sono de qualidade pode ser um verdadeiro aliado de quem se propôs a perder peso. Entenda por que o descanso é tão importante

5 razões que mostram como um bom sono ajuda a perder peso
5 razões que mostram como um bom sono ajuda a perder peso - Foto: Shutterstock

Para quem deseja perder peso, uma das primeiras ideias que vêm à mente é reduzir a quantidade de comida. Por isso, muitas pessoas recorrem às dietas restritivas, que podem gerar diversos prejuízos à saúde. O que pouca gente sabe, porém, é que o sono desempenha um papel fundamental no emagrecimento.

Muito mais do que apenas um momento de descanso para o corpo, o sono é um processo essencial para a saúde e bem-estar geral, já que ajuda a preservar o sistema imunológico, aumenta a capacidade de concentração e previne comorbidades, como a diabetes e a hipertensão.

“Dizer que dormir emagrece é algo que sempre gera dúvidas. O que acontece é que o sono desempenha um papel primordial na regulação hormonal, especialmente dos hormônios relacionados ao apetite. A manutenção desse equilíbrio hormonal por meio de uma quantidade adequada de sono é essencial para evitar excessos alimentares e facilitar a perda de peso sustentável.” afirma Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa VigilantesdoPeso no Brasil.

5 razões que fazem do sono um aliado de quem deseja perder peso

Matheus elencou 5 aspectos diferentes que mostram como um sono de qualidade pode ajudar a perder peso. Confira:

1 – Regula os hormônios

O sono desempenha um papel crítico na regulação dos hormônios que controlam o apetite. Durante o descanso, nosso corpo produz a leptina, que suprime a fome, e reduz a produção de grelina, o hormônio responsável por estimular o apetite. Quando não dormimos o suficiente, a produção de leptina diminui, enquanto a grelina aumenta, levando a uma sensação aumentada de fome e maior propensão a comer em excesso.

2 – Acelera o metabolismo

A falta de sono está associada a uma diminuição na taxa metabólica do corpo. Nosso metabolismo se torna mais lento, quando dormimos pouco, o que significa que nosso corpo queima menos calorias ao longo do dia. Por outro lado, uma boa noite de sono ajuda a promover o funcionamento eficiente do metabolismo, auxiliando na queima de calorias e no processo de perda de peso. 

3 – Reduz o estresse e a ansiedade

Dormir bem é fundamental para reduzir os níveis de estresse e ansiedade, que muitas vezes podem levar ao ganho de peso. Em situações de estresse, o corpo libera o hormônio cortisol, que pode aumentar o acúmulo de gordura abdominal e o desejo por alimentos pouco saudáveis. Estar com o sono em dia ajuda a manter os níveis de cortisol sob controle, reduzindo a chance de ganho de peso, relacionado ao estresse emocional.

4 – Melhora a tomada de decisões alimentares

Ficar sem dormir direito pode afetar a capacidade do cérebro de tomar decisões racionais, especialmente em relação à alimentação. Estar cansado, nos faz tender a buscar alimentos ricos em calorias e açúcares para obter uma dose rápida de energia. Daí a importância de estar bem descansado, já que o cérebro resiste melhor a impulsos alimentares não saudáveis, tendendo a fazer escolhas mais conscientes e equilibradas.

5 – Melhora o desempenho dos exercícios

Uma boa noite de sono também está diretamente relacionada ao desempenho físico. Dormir bem é fundamental para ter mais energia e disposição para nos exercitar. Além disso, é neste momento que os músculos se recuperam e se fortalecem após o exercício, contribuindo para a eficácia e os resultados positivos do treinamento físico.

O vídeo contém sete dicas para ter um sono reparador; confira:

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Os tipos de aditivos acrescentados em uma receita indicam quais são os alimentos ultraprocessados, que trazem riscos à saúde

Doenças

Cansaço extremo durante o período de férias deve alertar os pais sobre risco de arritmia cardíaca nas crianças, informa especialista

Dor

8 em cada 10 pessoas têm ou terão dor na lombar em algum momento da vida; a prática de atividade física, no entanto, ajuda...

Alimentação

A procura por alimentos calóricos aumenta no frio, o que dificulta a manutenção de uma alimentação saudável, mas algumas dicas podem ajudar