Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

6 alimentos que vão te dar mais energia para curtir o Carnaval

Com quatro dias de duração, o Carnaval exige uma energia extra para curtir a folia sem qualquer desconforto ou imprevisto

6 alimentos que vão te dar mais energia para curtir o Carnaval
6 alimentos que vão te dar mais energia para curtir o Carnaval - Foto: Shutterstock

O Carnaval 2023 acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro, segunda e terça-feira, respectivamente. Junto ao final de semana, serão quatro dias de folia. Para aguentar as festas sem nenhum desconforto, é imprescindível ter energia de sobra, o que pode ser garantido através da alimentação

Conforme explica a nutricionista Dani Borges, alguns alimentos podem auxiliar na melhora da energia, disposição e até do humor. Já a Sthe Venturi, também nutricionista e parceira da FIT FOOD, lembra que algumas opções alimentares geram fadiga e até mesmo bastante sono. “O alto consumo de açúcar e farinha branca com frequência, por exemplo, pode acarretar não só no aumento de peso, mas também no rendimento”, aponta.

O que comer para ter mais energia no Carnaval

As nutricionistas separaram alguns alimentos que vão te ajudar a curtir os quatro dias de folia. Confira:

1 – Açaí

O açaí puro é rico em carboidratos (que dão ânimo), antioxidantes (que retardam o envelhecimento) e gorduras insaturadas (benéficas para o coração). O alimento também se destaca por ser fonte de vitaminas C, B1 e B2. “Mas não vale o açaí que encontramos facilmente por aí – cheio de açúcar, xarope de glicose ou xarope de guaraná e por aí vai”, alerta Sthe. Ela orienta comprar a polpa de açaí, conferir se não contém açúcar no rótulo e bater com iogurte ou como um suco.

2 – Guaraná em pó

Outro aliado para o ganho de disposição é o guaraná em pó, aponta Dani Borges. “O pó de guaraná é fonte de cafeína, que é um estimulante do sistema nervoso e que proporciona muita energia e disposição. Usado com moderação ajuda a melhorar o ânimo e a disposição”, destaca a nutricionista.

3 – Água de coco

Dani também indica o consumo de água de coco, que pode ajudar bastante durante os dias quentes do Carnaval. “Além de melhorar a disposição, a água de coco é uma ótima fonte de hidratação para quem não gosta muito de consumir só água normal”, afirma.

Diversos alimentos podem te ajudar

4 – Chá verde

Sthe explica que o chá verde é uma bebida termogênica – isto é, ajuda a acelerar o metabolismo, acelerando a queima calórica. Ele também é fonte de cafeína e, por isso, ajuda a se manter animado. A nutricionista indica que o chá pode ser tomado quente ou gelado, e ainda misturado com outras ervas para incrementar o sabor.

5 – Café preto

Falando em cafeína, Dani recomenda o consumo do bom e velho café preto. Isso porque, além de mais energia, o café também pode ajudar na melhora do humor. “A cafeína, presente no café, é a substância psicoativa que age no sistema nervoso central proporcionando aumento do estado de alerta, redução do sono, maior disposição e energia. Além disso, também pode melhorar o humor”, explica a especialista.

6 – Gengibre

O gengibre é uma ótima opção para quem quer ter uma alimentação saudável e energética no Carnaval. A raiz tem ação anti-inflamatória e antioxidantes. “Ela melhora a digestão e auxilia no emagrecimento, pois ajuda a manter o metabolismo acelerado e fornece mais disposição”, revela Sthe.

Advertisement

Você também vai gostar

Dor

Dificilmente passa despercebida, mas é muitas vezes negligenciada: entenda os problemas que envolvem a dor nos glúteos

Doenças

Um simples formigamento pode indicar um problema mais sério de saúde. Veja quais são os sinais de alerta

Doenças

Nem sempre o Parkinson causará tremores nos pacientes. Na verdade, há sintomas muito mais frequentes. Veja quais

Doenças

A doença celíaca é muitas vezes confundida com a intolerância ao glúten, mas cada condição tem seu tratamento mais adequado