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Como colocar a alimentação em ordem neste comecinho de ano

Médico nutrólogo revela dicas valiosas para voltar a ter uma alimentação saudável após o período de recesso e festas de fim de ano

Como colocar a alimentação em ordem neste comecinho de ano
Como colocar a alimentação em ordem neste comecinho de ano - Foto: Shutterstock

As férias, viagens à praia e festas de fim de ano geralmente acompanham os excessos na alimentação. É claro que isso logo se reflete em todo o organismo. Afinal, depois de um dia inteiro comendo e bebendo de maneira exagerada, o corpo precisa se recuperar para voltar à rotina.

Para isso, é importante ingerir alimentos ricos em nutrientes e fibras, que ajudam a desintoxicar o organismo. Frutas e verduras são ótimas opções, assim como sucos detox e sopas light. Outra dica é evitar o consumo de bebidas alcoólicas, que podem causar desidratação e alterações no sono. Beber muita água também é fundamental para manter o corpo hidratado e funcionando adequadamente.

O médico nutrólogo Dr. Ronan Araujo separou algumas dicas para te ajudar a voltar das férias com foco total em uma alimentação saudável. Confira:

1. Voltar à sua rotina alimentar

A primeira dica é também a mais importante: se você já tem um acompanhamento e um planejamento alimentar, volte a segui-lo. Costumamos nos permitir ficar fora da nossa rotina com o pensamento de “um dia a mais não vai fazer diferença”. No entanto, o ideal é manter o máximo da semelhança possível entre os dias de festa e a rotina de casa, seja na alimentação, suplementação ou nos treinos. Se você se desviou, é importante retomar suas atividades o quanto antes, afirma o especialista.

2. Beba muita água

O Dr. Ronan alerta sobre a ingestão de água durante e depois das festividades. “Beber muita água é um dos passos mais importantes para ajudar a recuperar o organismo. Geralmente durante esses dias, se consome mais bebidas com teor alcoólico, e isso desidrata o corpo e nosso cérebro, é importante que a ingestão de água seja constante”, alerta.

3. Dê preferência a uma alimentação natural

Se você exagerou, opte por escolher alimentos mais naturais e frescos. Isso porque eles são mais saudáveis e nutricionais, além de serem menos processados e, consequentemente, mais sustentáveis. “Para se recuperar e manter uma dieta mais saudável e equilibrada, aposte nos alimentos naturais! Como legumes, verduras e tubérculos/raízes e frutas. Evite industrializados e alimentos processados. Essa é uma dica para seguir sempre, mas agora é especialmente importante”, destaca.

4. Faça um detox do organismo

Chás, Kombucha e temperos naturais são ótimos para a saúde, pois possuem diversas propriedades medicinais, recomenda o nutrólogo. A cavalinha, por exemplo, é diurética e ajuda a reduzir a inflamação; já a carqueja é digestiva e o gengibre é conhecido pelo seu poder de acelerar o metabolismo. Os temperos também são uma ótima opção para quem busca um boost na saúde. Ronan indica alguns que podem ajudar a melhorar sua alimentação e saúde, como a cúrcuma, por exemplo, que é uma potente arma contra o câncer. O alecrim também, pois tem propriedades antibacterianas e antifúngicas. Já o orégano é um ótimo antioxidante, indica o especialista.

5. Reeduque sua fome

O médico nutrólogo explica que quando passamos alguns dias comendo de forma inadequada e irregular a fome pode aumentar. Para controlar a fome, é interessante aumentar o consumo de fibras, proteínas e gorduras de qualidade. Alimentos como abacate, coco e castanhas, por exemplo, possuem gorduras boas ao organismo. Proteínas como peixes, frango e leguminosas para vegetarianos pode ser uma boa pedida também. As fibras podem ser encontradas em vegetais, verduras e frutas.

“Pense que quando ativamos o nosso paladar com alimentos muito doces, artificiais e com gorduras super processadas (os chamados alimentos mais palatáveis) é mais difícil no dia seguinte ter prazer em comer alimentos frescos e naturais, que não tem todos esses temperos e estimulantes artificiais para nossas papilas gustativas. Volte a rotina e adapte seu paladar a sentir o gosto real dos alimentos”, finaliza o especialista.

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