Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

7 mitos e verdades sobre o emagrecimento saudável

Perder peso não é uma tarefa fácil, especialmente com tantas desinformações sobre o processo de emagrecimento

7 mitos e verdades sobre o emagrecimento saudável
7 mitos e verdades sobre o emagrecimento saudável - Foto: Shutterstock

Quem deseja perder peso, mesmo que de maneira saudável, se depara com inúmeras receitas milagrosas, chás e dietas mirabolantes quase que diariamente. Por isso, a alimentação é um tema que frequentemente gera muitas dúvidas. Na maioria das vezes, a desinformação e a falta de acompanhamento profissional atrapalham o emagrecimento. 

O Dr. Thiago Viana, médico ortopedista e pós-graduado em medicina esportiva pela faculdade BWS e em nutrologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein, esclarece alguns mitos e verdades a fim de facilitar o seu processo de emagrecimento. Confira!

Preciso comer de três em três horas para emagrecer

Mito. Segundo o Dr. Thiago não há evidências científicas consistentes que comprovem a necessidade de comer a cada três horas para emagrecer. O que realmente importa é a quantidade total de calorias consumidas ao longo do dia e a qualidade dos alimentos ingeridos. Para algumas pessoas, fazer refeições menores e mais frequentes pode ajudar a controlar a fome, mas isso varia de acordo com o indivíduo.

Tomar água ajuda a emagrecer

Verdade. A água em si não tem propriedades de queima de gordura, mas beber água regularmente pode ajudar na perda de peso de várias maneiras. “A água ajuda a hidratar o corpo, suprimir o apetite, aumentar o metabolismo temporariamente e auxiliar na digestão”, explica Thiago. Saiba mais no vídeo:

Carboidrato engorda e proteína emagrece

Mito. O ganho ou perda de peso está relacionado ao balanço energético, ou seja, ao consumo de calorias versus gasto de calorias. Tanto os carboidratos quanto as proteínas fornecem calorias. 

O metabolismo acelera no inverno

Mito. Não há evidências científicas consistentes de que o metabolismo acelere especificamente no inverno. No entanto, segundo o médico, algumas pessoas podem sentir um aumento no apetite devido às mudanças de temperatura, o que pode levar a um consumo maior de calorias. “Em climas frios, o corpo pode gastar um pouco mais de energia para se manter aquecido, mas esse aumento é geralmente pequeno”, esclarece o especialista.

O gasto calórico aumenta no inverno

Verdade. Em climas frios, o Thiago conta que o corpo pode gastar mais energia para manter a temperatura corporal estável, o que pode resultar em um leve aumento no gasto calórico. No entanto, esse aumento é geralmente modesto e não é suficiente para ter um impacto significativo na perda de peso.

Dormir bem emagrece

Verdade. Uma boa qualidade de sono está associada a um peso saudável. “Quando não dormimos o suficiente, os níveis de hormônios que controlam o apetite, como a leptina e a grelina, podem ficar desregulados, aumentando a sensação de fome e o desejo por alimentos calóricos”, explica o médico. 

Preciso parar de comer para emagrecer

Mito. Para o médico, parar de comer não é uma abordagem saudável ou sustentável para a perda de peso. “Restringir severamente a ingestão de alimentos pode levar a deficiências nutricionais, perda de massa muscular, desequilíbrios hormonais e outros problemas de saúde”, alerta.

Advertisement

Você também vai gostar

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação

Câncer

Ícone do pagode dos anos 90, Anderson Molejão morreu nesta sexta-feira (26) vítima de um câncer raro na região da virilha