Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

Ainda dá tempo! 5 passos para entrar em forma antes do Carnaval

Faltam poucas semanas para o Carnaval, mas o tempo é suficiente para eliminar peso e entrar em forma para curtir a folia

Ainda dá tempo! 5 passos para entrar em forma antes do Carnaval
Ainda dá tempo! 5 passos para entrar em forma antes do Carnaval - Foto: Shutterstock

O Carnaval já está batendo na porta, mas as semanas que faltam para curtir a folia e exibir a boa forma são suficientes para perder aqueles quilinhos que tanto incomodam. A médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento, afirma que ainda dá tempo de remodelar o corpo para cair na festa mais popular do Brasil. Para isso, novas tecnologias podem ajudar, além de boas trocas alimentares e muita atividade física. 

1. Alimentos para incluir na dieta antes do carnaval

Carne branca. A nutróloga explica que opções como o frango ou o peixe possuem uma quantidade bem menor de lipídios, gorduras saturadas e colesterol. Por isso, são carnes mais leves, possuem menos calorias e são bem mais facilmente digeridas pelo corpo.

Leite desnatado. “Por ser uma proteína de alto valor biológico, o leite desnatado também possui peptídeos bioativos do soro e propriedades funcionais. Cada 200ml contém aproximadamente 6g de proteína, elemento crucial para a construção de massa muscular magra e para atuar como fonte de energia”, afirma.

Frutas cítricas. Laranja, limão e mexerica são opções pouco calóricas e ricas em potássio. Assim, elas agem na pressão arterial e também evitam as câimbras que podem ser comuns nesses dias de muito samba no pé, indica a especialista.

Folhas verdes. As folhas verdes escuras são as melhores fontes de cálcio para o organismo. Além disso, algumas delas, como a couve, por exemplo, ajudam no processo de detoxificação hepática. Isso, por sua vez, é essencial para perder peso, eliminar os excessos do organismo e se preparar para o consumo de bebidas alcoólicas comum neste feriado, explica a médica.

2. Abuse dos termogênicos para ganhar energia

Gengibre. Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%, afirma Ana Luisa. Ele pode ser consumido de diversas formas, por isso pode ser agregado a qualquer cardápio ou combinação.

Salmão e atum. Ambos são peixes ricos em ômega 3, por isso essas opções aumentam o metabolismo basal, melhoram a retenção de líquidos e facilitam a comunicação entre as células do organismo.

Chá de hibisco. A bebida aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, acelera o metabolismo.

Canela. Além de aumentar o metabolismo basal, a canela possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento, indica a nutróloga.

3. Se hidrate para manter o pique e queimar calorias

“E faça isso preferindo ingerir água gelada. Isso porque a temperatura da água é capaz de fazer o organismo gastar mais energia para elevar a temperatura até a tida como adequada pelo corpo (algo entre 36º e 37ºC). O ideal é consumir pelo menos oito copos de água por dia, pois essa medida pode aumentar seu gasto calórico em até 200kcal”, explica a Dra. Ana Luisa.

4. Aposte em enzimas emagrecedoras nestas semanas pré Carnaval

Enzimas são uma combinação de medicamentos utilizados para potencializar o processo de emagrecimento. As aplicações são feitas intra ou subcutâneos e agem no combate da gordura localizada, explica a especialista em emagrecimento.  “Elas são compostas por substâncias eficazes e seguras que agem potencializando a quebra das moléculas de gordura, ativando assim o metabolismo. Como são elaboradas de maneira exclusiva de acordo com as necessidades e características de cada paciente, podem potencializar em até 3 vezes mais o processo de emagrecimento”, destaca.

5. Faça 30 minutos de atividade física intensa 4 vezes na semana

A conta é simples: o ideal é gastar mais do que se consome. Esse é o segredo de sucesso em qualquer dieta, indica a nutróloga. “Por isso, para perder mais peso em menos tempo é essencial que haja atividade física aeróbica aliada ao processo que precisa de comprometimento e disciplina sem ser radical. Qualquer exagero na hora do desespero para perder peso pode representar riscos à saúde e isso atrapalha qualquer mudança de hábito”, conclui.

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecer

Quem está se propondo a perder peso muitas vezes recupera o antigo número na balança. Conheça algumas dicas para emagrecer de forma definitiva

Doenças

Médica aponta que 50% das pacientes com lipedema também apresentam varizes. Veja como iniciar o tratamento das condições

Doenças

Também conhecida como hipertensão, a pressão alta atinge 32,5% da população adulta brasileira, o que representa 36 milhões de pessoas. Além disso, mais de...

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa