Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

Comer menos calorias emagrece mais do que jejum, diz estudo

Estudo da Universidade Johns Hopkins mostrou que o jejum intermitente não é efetivo para o emagrecimento, ao contrário da redução de calorias consumidas

Diminuir consumo de calorias emagrece mais do que jejum, diz estudo
Diminuir consumo de calorias emagrece mais do que jejum, diz estudo - Foto: Shutterstock

Quem está tentando emagrecer sabe que existem diferentes formas de perder peso. Uma das técnicas que mais tem ganhado adeptos é o jejum intermitente, em que a pessoa fica sem comer por um determinado período do dia. No entanto, diminuir o consumo de calorias nas refeições é mais efetivo para a perda de peso do que simplesmente ficar sem comer. É o que afirma um estudo publicado na Revista da Associação Norte-Americana do Coração.

O estudo

O estudo foi realizado por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, com 550 adultos. O índice de massa corporal (IMC) médio dos participantes foi de 30,8, o que caracteriza obesidade. Os cientistas tiveram aos registros do peso de cada uma das pessoas referentes ao tempo médio de seis anos e três meses.

A equipe criou um aplicativo móvel, chamado Daily24, para que os participantes registrassem os horários de dormir, comer e acordar. Os registros deviam ser feitos para cada janela de 24 horas e em tempo real. Para incentivar os voluntários a usar o sistema sempre que possível, foram disparados e-mails, mensagens de texto e notificações no celular. Com base nas informações, os pesquisadores conseguiram medir quanto tempo se passou entre a primeira até a última refeição do dia. Além disso, quantas horas cada pessoa ficou sem comer após despertar e o intervalo entre a última vez que ingeriu algo e a hora de dormir.

Resultados mostram que é mais efetivo diminuir consumo de calorias

Os resultados indicam que o horário das refeições não teve relação com a mudança de peso durante o período de acompanhamento. Por outro lado, o número diário total de refeições grandes (com mais de 1 mil calorias) e médias (entre 500 e 1 mil calorias) mostrou ter associação ao aumento de IMC em seis anos. Já os que consumiram refeições pequenas (menos de 500 calorias) e em menores quantidades por dia conseguiram emagrecer.

“Embora pesquisas anteriores tenham sugerido que o jejum intermitente pode melhorar os ritmos do corpo e regular o metabolismo, este estudo, feito com um grande grupo e com uma ampla gama de pesos corporais, não detectou esse vínculo”, diz a autora sênior, Wendy L. Bennett, professora da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore. “Ensaios clínicos rigorosos e em larga escala sobre a relação do jejum intermitente com a mudança de peso a longo prazo são extremamente difíceis de conduzir. No entanto, mesmo estudos de intervenções curtas podem ser valiosos para ajudar a orientar recomendações futuras”, destaca.

Estudos futuros

O estudo provou que a frequência das refeições e a ingestão total de calorias foram determinantes para mudança de peso. Aliás, mais determinantes do que os horários das refeições. No entanto, a equipe ainda não conseguiu provar uma relação direta de causa e efeito, explica o principal autor do artigo, Di Zhao, da Divisão de Epidemiologia Cardiovascular e Clínica da Johns Hopkins. “Estudos futuros devem incluir uma população mais diversificada. A maioria dos participantes do atual era mulheres brancas, com nível educacional alto, na região do meio do Atlântico dos Estados Unidos”, observaram os autores da pesquisa.

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecer

Especialista em nutrologia revela onze conselhos simples que podem facilitar a rotina de quem deseja perder peso em 2024

Alimentação

Veja o que incluir na alimentação para conseguir melhorar ou prevenir quadros de inflamação no organismo

Emagrecer

Nutricionista explica o que é necessário fazer para perder peso de maneira saudável e segura

Alimentação

Dieta centralizada no consumo da fruta oferece resultados rápidos mas apresenta riscos