Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Além da laranja: 8 alimentos ricos em vitamina C

Todos sabemos que a vitamina C fortalece a imunidade, o que poucos reconhecem é que o nutriente está presente em diversos alimentos além da laranja

Além da laranja: 8 alimentos ricos em vitamina C
Além da laranja: 8 alimentos ricos em vitamina C - Foto: Shutterstock

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um nutriente essencial para o nosso organismo. Dentre seus inúmeros benefícios e propriedades, certamente o que mais chama atenção é seu poder de fortalecer o sistema imunológico – fator preponderante para prevenir doenças e outros problemas de saúde. 

A médica Dra. Letícia Lucas explica que o nutriente estimula a produção e a atividade de células imunológicas, como os glóbulos brancos, que são essenciais para a defesa do organismo contra infecções e agentes invasores. Além disso, é um poderoso antioxidante, protegendo as células dos danos causados pelos radicais livres, que podem levar ao envelhecimento precoce e ao desenvolvimento de doenças crônicas, afirma.

Além da imunidade

Mas não é apenas a imunidade que se beneficia com os poderes da vitamina C. Isso porque outro papel crucial do nutriente é a produção de colágeno, uma proteína fundamental para a saúde da pele, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos. O colágeno contribui para a elasticidade, firmeza e integridade desses tecidos. Por isso, confere uma aparência jovial e saudável à pele e promovendo a cicatrização de feridas.

A vitamina também desempenha um papel importante na absorção de ferro não heme, presente em alimentos de origem vegetal, auxiliando na prevenção da anemia por deficiência de ferro. Segundo a médica, essa combinação estratégica da vitamina com alimentos ricos em ferro, como feijões e leguminosas, por exemplo, pode otimizar a absorção desse mineral essencial para a produção de células vermelhas do sangue e transporte de oxigênio pelo corpo.

Principais alimentos para obter vitamina C

Quando se trata de alimentos ricos em vitamina C, a laranja é frequentemente mencionada como uma fonte popular. No entanto, existem outros alimentos que contêm concentrações ainda mais elevadas desta vitamina. A Dra. Letícia Lucas cita 8 principais:

1. Pimentão vermelho (1 médio): Aproximadamente 152 mg de vitamina C.

2. Morangos (1 xícara): Cerca de 89 mg.

3. Abacaxi (1 xícara): Aproximadamente 79 mg.

4. Kiwi (1 médio): Cerca de 71 mg.

5. Laranjas (1 média): Cerca de 70 mg.

6. Couve (1 xícara, crua e picada): Cerca de 35 mg.

7. Brócolis (1 xícara, cozido): Cerca de 51 mg.

8. Tomate (1 médio): Cerca de 16 mg.

Ao incluir esses alimentos em sua alimentação, você estará fornecendo ao seu corpo a quantidade adequada de vitamina C para usufruir de todos os seus benefícios. Mas, para isso, é recomendado incorporar alimentos ricos em vitamina C em diferentes refeições ao longo do dia, recomenda a especialista. 

“Isso garantirá uma absorção gradual e contínua dessa vitamina essencial. Por exemplo, você pode começar o dia com uma salada de frutas contendo morangos, kiwi e laranja, além de consumir alimentos como pimentão vermelho em suas refeições principais”, diz Letícia.

É importante lembrar que a vitamina C é uma vitamina solúvel em água e que o excesso é eliminado do corpo através da urina. Portanto, é essencial manter uma ingestão adequada, seguindo as doses diárias recomendadas e evitando doses excessivas, que podem levar a efeitos colaterais como diarreia e desconforto estomacal, finaliza a Dra. Letícia Lucas.

Advertisement

Você também vai gostar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse

Fitness

Especialista em fisiologia do exercício aponta as principais diferenças entre crossfit, musculação, treino funcional e calistenia

Emagrecer

Diversos fatores levam ao ganho de peso. Conhecê-los é fundamental para conseguir emagrecer definitivamente

Dor

Diversos sintomas podem atingir o joelho, uma articulação naturalmente sobrecarregada. Entenda se os “estalos” exigem atenção