Connect with us

O que você está procurando?

Saúde da Mulher

Anticoncepcionais causam flacidez muscular? Entenda o motivo

Os hormônios presentes nos anticoncepcionais estão associados à perda da massa muscular. Médico explica o porquê

Anticoncepcionais causam flacidez muscular? Entenda o motivo
Anticoncepcionais causam flacidez muscular? Entenda o motivo - Foto: Shutterstock

Anticoncepcionais são a forma mais indicada para evitar uma gravidez indesejada — além da camisinha, que também previne ISTs (infecções sexualmente transmissíveis. Eles estão disponíveis na forma de medicamentos ou dispositivos, e os mais comuns são os hormonais.

Esses medicamentos contêm hormônios sintéticos, como derivados de estrogênios e/ou a progesterona, chamados neste caso, de progestogênios. São eles que impedem a ovulação ou alteram o ambiente do útero, dificultando a fecundação ou a implantação do embrião.

Alguns médicos podem ser mais cautelosos na prescrição de anticoncepcionais hormonais. Especialmente em pacientes com histórico de condições médicas como diabetes, pressão alta, obesidade, histórico de trombose ou câncer de mama. Além disso, há mulheres que podem apresentar efeitos colaterais indesejados ao uso de anticoncepcionais hormonais. Elas podem sentir coisas como náusea, dor de cabeça, alterações de humor e diminuição da libido.

Em casos raros, o uso prolongado de certos tipos de anticoncepcionais hormonais pode estar associado a problemas de saúde. Quem alerta é o médico especialista em medicina laboratorial e pós-graduado em nutrologia Dr. Roberto Franco do Amaral. É o caso de um risco maior de trombose, enxaqueca, perda de massa muscular, diminuição de libido, fraqueza e até depressão por conta do bloqueio da testosterona livre na paciente. 

Além disso, com a entrada da menopausa, mulheres com pouca massa muscular têm maior chance de apresentarem osteopenia e osteoporose. Se você tiver preocupações sobre o uso de anticoncepcionais hormonais e seus efeitos no corpo, converse com um médico para discutir suas opções e possíveis efeitos colaterais, recomenda Ricardo.

Qual a conexão com a flacidez?

Os anticoncepcionais hormonais, especialmente os orais, têm a capacidade de bloquear a produção de testosterona e dehidroepiandrosterona (DHEA) nas mulheres. Eles também podem levar a uma diminuição do hormônio do crescimento (GH), que é fundamental para a massa muscular. 

“Quando esses hormônios se mantém em níveis baixos por um longo período de tempo, há uma tendência à perda de massa muscular e ganho de gordura. Isso pode resultar em flacidez corporal. Essa flacidez não está associada à pele esticada após uma gestação, por exemplo, mas sim à falta de músculos em uma pessoa muito magra”, explica o médico.

Tanto para homens quanto para mulheres, a testosterona é responsável por manter uma estrutura muscular adequada. Ela também pode ser associada a hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, exercícios de força e uma boa ingestão de proteínas. 

No entanto, o uso prolongado de anticoncepcionais pode causar deficiência desses hormônios. Além disso, se não houver um estilo de vida saudável, a mulher pode estar mais propensa a perder massa muscular com mais facilidade e desenvolver flacidez.

“Portanto, o envelhecimento pode estar relacionado à composição corporal, especialmente quando há uma deficiência hormonal causada pelo uso de anticoncepcionais. Para manter uma boa estrutura muscular e evitar a flacidez, é importante adotar hábitos saudáveis e, se necessário, buscar orientação médica para o uso adequado de anticoncepcionais e tratamentos hormonais”, finaliza o médico.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde Mental

Psicóloga explica que diferentes métodos podem ser combinados para tratar o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Veja quais são

Emagrecer

O o treinador e assessor esportivo Leandro Twin ensina três truques para quem deseja ganhar massa muscular e perder gordura simultaneamente

Saúde Mental

Muito associada a adultos, a bipolaridade também pode acometer crianças. Saiba como identificar possíveis sinais nos pequenos

Alimentação

Parar de consumir refrigerante é uma das medidas comumente adotadas por quem quer cuidar melhor da saúde