Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Beber durante as refeições: nutricionista explica polêmica

Beber durante as refeições pode ser encarado até mesmo como um tabu dependendo do ponto de vista. Veja o que se sabe sobre a polêmica

Pode beber durante as refeições? Nutricionista explica polêmica
Pode beber durante as refeições? Nutricionista explica polêmica - Foto: Shutterstock

Você provavelmente já ouviu falar que beber durante as refeições faz mal à saúde, ou até mesmo que o hábito engorda. Não importa se trata-se de água, suco ou refrigerante, é comum acreditar que a prática é contraindicada. Mas será que isso é mesmo verdade?

De acordo com Sylvia Ramuth, nutricionista e diretora Técnica na rede Emagrecentro, beber durante as refeições é um tema sobre o qual existem diferentes opiniões entre os especialistas em saúde e nutrição. 

Posso consumir bebidas durante as refeições?

“Alguns argumentam que beber líquidos durante as refeições dilui o suco gástrico, que é essencial para a digestão adequada dos alimentos. Isso poderia levar a uma digestão menos eficiente”, afirma. 

Por outro lado, segundo a nutricionista, há profissionais que defendem o hábito de beber líquidos durante as refeições se forem consumidos em quantidades limitadas e moderadas, já que a água é essencial para manter o corpo hidratado e facilitar o transporte de nutrientes através do sistema digestivo. 

Para aqueles que não dispensam uma bebida durante as refeições, a água é geralmente a escolha mais saudável e benéfica, principalmente por ser neutra e não interferir no sabor dos alimentos. “Além disso, é um líquido livre de carboidratos e calorias, ao contrário de muitas outras opções de bebidas, como refrigerantes ou sucos adoçados”, destaca Sylvia.

A profissional lembra que beber água regularmente ao longo do dia traz uma série de benefícios para a saúde, incluindo a manutenção da função do rim de forma adequada, a regulação da temperatura corporal e o transporte de nutrientes.

E o emagrecimento?

Além disso, conforme a nutricionista, a água desempenha um papel fundamental no processo de emagrecimento e na manutenção de uma saúde adequada. Portanto, não é porque você bebe durante as refeições que seus esforços para perder peso estão indo por água abaixo.

Na verdade, beber líquidos durante as refeições pode aumentar a sensação de saciedade e reduzir a ingestão total de alimentos. Porém de forma temporária e limitada, podendo assim diminuir o apetite por um determinado período de tempo. “Mas, vale ressaltar que caso essa ingesta hídrica se torne exacerbada, ela pode acompanhar a sensação de estufamento”, alerta Sylvia. 

A nutricionista destaca ainda que a água por si só não é uma solução milagrosa para o emagrecimento. Isso porque ela pode ser uma ferramenta útil quando combinada com uma alimentação equilibrada e atividade física regular. 

“Por isso, a melhor estratégia para ocasionar em emagrecimento é optar pelos alimentos corretos que gerem um balanço energético negativo, ingerindo alimentos que te deem saciedade e provenham todos os nutrientes necessários”, destaca. 

A dica da especialista é manter-se bem hidratado ao longo do dia é essencial para um metabolismo saudável. “A água ajuda na quebra e na absorção de nutrientes, bem como na eliminação de resíduos do corpo. Um metabolismo eficiente é importante para gastar energia de forma eficaz e, portanto, facilitando assim o processo de emagrecimento”, finaliza.

Advertisement

Você também vai gostar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse

Fitness

Especialista em fisiologia do exercício aponta as principais diferenças entre crossfit, musculação, treino funcional e calistenia

Emagrecer

Diversos fatores levam ao ganho de peso. Conhecê-los é fundamental para conseguir emagrecer definitivamente

Dor

Diversos sintomas podem atingir o joelho, uma articulação naturalmente sobrecarregada. Entenda se os “estalos” exigem atenção