Connect with us

O que você está procurando?

Câncer

Câncer de boca atinge mais homens; conheça os sintomas

Doença tem até 95% de chance de cura se diagnosticada precocemente. Saiba quais os sinais do câncer de boca

Câncer de boca atinge mais homens; conheça os sintomas
Câncer de boca atinge mais homens; conheça os sintomas - Foto: Shutterstock

Estamos na semana de combate ao câncer de boca, que vai de 1 a 7 de novembro. Como a doença é mais frequente na população masculina, o tema esbarra no Novembro Azul, campanha que surgiu com o objetivo de conscientizar sobre o tumor de próstata, mas que acabou se tornando um mês de estímulo à saúde do homem de forma geral.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2020 foram registrados 15.190 novos casos de câncer de boca, sendo 11.180 homens e 4.010 mulheres. De acordo com o coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, professor Marcelo Palinkas, hábitos comportamentais podem contribuir para uma maior incidência de casos entre os homens do que entre as mulheres. 

Isso porque, dentre os fatores de risco para a doença, o álcool e o tabaco são os que mais acometem a cavidade bucal e a falta de proteção solar provoca complicações nos lábios. “Os cuidados devem acontecer no dia a dia e a atuação do dentista é essencial na prevenção do câncer de boca”, alerta o especialista.

Importância do diagnóstico precoce

Ainda nas primeiras fases da doença, os sintomas são de difícil identificação sem a ajuda de um profissional. Por isso, muitos casos são diagnosticados em estado avançado, o que prejudica as possibilidades de recuperação. Segundo o Conselho Federal de Odontologia, os pacientes têm 95% de chances de cura quando o caso é descoberto em estágio inicial. Em quadros desenvolvidos, a porcentagem diminui para 45%.

Os profissionais da área odontológica estão em contato direto com a cavidade oral da população e conseguem identificar problemas com rapidez, destaca o professor. “As visitas ao consultório de um dentista precisam ocorrer com frequência mínima de seis em seis meses”, recomenda o docente. Em casos de pacientes curados, que já passaram pelo tratamento, o intervalo diminui e o acompanhamento deve acontecer a cada três meses.

Sintomas do câncer de boca

O docente da Faculdade Anhanguera aponta os sinais que podem indicar a existência de um tumor na boca:

  • Manchas e placas esbranquiçadas na língua, bochechas ou céu da boca;
  • Rachaduras nos lábios e lesões (aftas) que não cicatrizam por mais de 15 dias;
  • Rouquidão;
  • Presença de nódulos (caroços) no pescoço.
Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Frequentemente confundida com a intolerância ao glúten, a doença celíaca é uma condição autoimune que exige uma série de restrições alimentares

Alimentação

Baixa produção de colágeno interfere na saúde das articulações. Entenda qual o impacto do açúcar nesses casos

Doenças

Rio Grande do Sul registrou ao menos 17 mortes por leptospirose após enchente histórica atingir o estado. Veja os sintomas da condição

Notícias

Chegar “lá” traz benefícios para todo o organismo, o que pode ser estimulado nesse Dia dos Namorados. Veja os impactos do orgasmo na nossa...