Connect with us

O que você está procurando?

Câncer

Câncer de cabeça e pescoço: como prevenir e lidar com o tratamento

Neuropsicóloga explica que o impacto negativo do diagnóstico de câncer pode ser transformado em um incentivo para o tratamento da doença

Diagnóstico de câncer: psicoterapia pode ajudar no tratamento
Diagnóstico de câncer: psicoterapia pode ajudar no tratamento - Shutterstock

Julho Verde é o mês da campanha de conscientização e prevenção ao câncer de cabeça e pescoço, que pode alcançar até 90% de chance de cura se for tratado precocemente. A neuropsicóloga Roselene Espírito Santo Wagner, mestre em psicanálise e perita em psicologia, aproveita a campanha para informar sobre como a dor do diagnóstico do câncer pode ajudar no tratamento da doença, isso graças à psicoterapia.

O diagnóstico de câncer causa grande impacto negativo para o paciente e seus familiares. Conforme a especialista, lidar com os sintomas físicos, emocionais, cirurgias, tratamento de longo prazo e mudanças estéticas gera muita insegurança, ansiedade e momentos de depressão. A situação é agravada com a perda ou ganho excessivo de peso, as dores, perda de cabelo, tratamentos invasivos e desconfortos das mais variadas espécies.

“Esse é um dos momentos mais adversos, onde precisamos de recursos emocionais para lidar com todo turbilhão de emoções negativas. A perspectiva de finitude cria labirintos mentais, faz-nos mergulhar no fatalismo e deixar de acreditar, o que nos impede de reverter o quadro”, afirma.

A especialista comenta que é comum termos referências bastante negativas sobre doenças oncológicas, mas também existem os modelos positivos, de histórias com final feliz. “Hoje a tecnologia se aliou à ciência desenvolvendo novos recursos e metodologias mais eficazes. Trazendo mais e maiores chances de sucesso e resgate da saúde ao portador de câncer”, ressalta.

Como lidar com o diagnóstico de câncer

De acordo com a neuropsicóloga, contar com o suporte familiar e uma equipe multidisciplinar de médicos e psicólogos é imprescindível. A especialista acrescenta que cuidar da saúde emocional através da psicoterapia é importante para atravessar o momento desafiador. 

“O tratamento psicológico dá o amparo para lidar com toda gama de sentimentos gerados pelo medo. Acreditar que é possível superar a doença; estabelecer novos paradigmas; entrar em contato com outras realidades mais positivas e trazer ao paciente novos modos e meios para enfrentar os desafios com o apoio certo”, declara.

Prevenção do câncer de pescoço

Aproveitando o Julho Verde, Roselene ainda destaca 10 dicas para prevenir o surgimento do câncer de cabeça e pescoço:

  1. Praticar exercícios físicos;
  2. Evitar tabagismo;
  3. Evitar ingestão excessiva de álcool;
  4. Se vacinar contra o HPV;
  5. Manter uma dieta equilibrada;
  6. Manter o peso ideal;
  7. Usar preservativos nas relações sexuais;
  8. Usar protetor solar;
  9. Manter a saúde bucal;
  10. Conhecer os sintomas e estar atento, já que quanto mais cedo o diagnóstico melhor o prognóstico.
Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Ao falar muito ou gritar, podemos ficar com rouquidão. Porém, ela pode ser sintoma de problemas mais graves de saúde

Alimentação

Ao mesmo tempo que a alimentação pode afastar o risco de câncer, ela também pode favorecer o surgimento da doença

Câncer

O câncer de intestino é o terceiro mais comum no Brasil, e um dos mais letais sem a detecção precoce. Veja como prevenir

Câncer

Diferente dos outros tumores urológicos, o câncer de testículo costuma atingir principalmente homens mais jovens. Veja os sintomas