Connect with us

O que você está procurando?

Câncer

Câncer de cabeça e pescoço: como prevenir e lidar com o tratamento

Neuropsicóloga explica que o impacto negativo do diagnóstico de câncer pode ser transformado em um incentivo para o tratamento da doença

Diagnóstico de câncer: psicoterapia pode ajudar no tratamento
Diagnóstico de câncer: psicoterapia pode ajudar no tratamento - Shutterstock
[PAGE TITLE]

Julho Verde é o mês da campanha de conscientização e prevenção ao câncer de cabeça e pescoço, que pode alcançar até 90% de chance de cura se for tratado precocemente. A neuropsicóloga Roselene Espírito Santo Wagner, mestre em psicanálise e perita em psicologia, aproveita a campanha para informar sobre como a dor do diagnóstico do câncer pode ajudar no tratamento da doença, isso graças à psicoterapia.

O diagnóstico de câncer causa grande impacto negativo para o paciente e seus familiares. Conforme a especialista, lidar com os sintomas físicos, emocionais, cirurgias, tratamento de longo prazo e mudanças estéticas gera muita insegurança, ansiedade e momentos de depressão. A situação é agravada com a perda ou ganho excessivo de peso, as dores, perda de cabelo, tratamentos invasivos e desconfortos das mais variadas espécies.

“Esse é um dos momentos mais adversos, onde precisamos de recursos emocionais para lidar com todo turbilhão de emoções negativas. A perspectiva de finitude cria labirintos mentais, faz-nos mergulhar no fatalismo e deixar de acreditar, o que nos impede de reverter o quadro”, afirma.

Advertisement. Scroll to continue reading.

A especialista comenta que é comum termos referências bastante negativas sobre doenças oncológicas, mas também existem os modelos positivos, de histórias com final feliz. “Hoje a tecnologia se aliou à ciência desenvolvendo novos recursos e metodologias mais eficazes. Trazendo mais e maiores chances de sucesso e resgate da saúde ao portador de câncer”, ressalta.

Como lidar com o diagnóstico de câncer

De acordo com a neuropsicóloga, contar com o suporte familiar e uma equipe multidisciplinar de médicos e psicólogos é imprescindível. A especialista acrescenta que cuidar da saúde emocional através da psicoterapia é importante para atravessar o momento desafiador. 

Advertisement. Scroll to continue reading.

“O tratamento psicológico dá o amparo para lidar com toda gama de sentimentos gerados pelo medo. Acreditar que é possível superar a doença; estabelecer novos paradigmas; entrar em contato com outras realidades mais positivas e trazer ao paciente novos modos e meios para enfrentar os desafios com o apoio certo”, declara.

Prevenção do câncer de pescoço

Aproveitando o Julho Verde, Roselene ainda destaca 10 dicas para prevenir o surgimento do câncer de cabeça e pescoço:

Advertisement. Scroll to continue reading.
  1. Praticar exercícios físicos;
  2. Evitar tabagismo;
  3. Evitar ingestão excessiva de álcool;
  4. Se vacinar contra o HPV;
  5. Manter uma dieta equilibrada;
  6. Manter o peso ideal;
  7. Usar preservativos nas relações sexuais;
  8. Usar protetor solar;
  9. Manter a saúde bucal;
  10. Conhecer os sintomas e estar atento, já que quanto mais cedo o diagnóstico melhor o prognóstico.
Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

O filho de Abilio Diniz sofreu um infarto fulminante. O empresário praticava exercícios regularmente, mas sofria de hipertrofia do miocárdio

Alimentação

No Dia Internacional da Cerveja, nutricionista explica como manter o equilíbrio

Alimentação

Nutricionista explica como a alimentação balanceada age no organismo ao longo de 28 dias. Mudanças no corpo são perceptíveis após 7 dias

Câncer

Médica oncologista esclarece as principais dúvidas e sintomas do câncer de mama, subtipo que mais atinge as mulheres brasileiras