Connect with us

O que você está procurando?

Câncer

Câncer de colo de útero: entenda por que você não deve pular o Papanicolau

Estamos no Março Lilás, mês de combate e prevenção do câncer do colo de útero, terceira neoplasia mais frequente entre as mulheres brasileiras

Câncer de colo de útero: entenda por que você não deve pular o Papanicolau
Câncer de colo de útero: entenda por que você não deve pular o Papanicolau - Foto: Shutterstock

O câncer de colo de útero é uma das neoplasias mais frequentes entre as mulheres brasileiras, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma e do câncer de mama. 

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é que, de 2023 a 2025, mais de 17 mil mulheres recebam anualmente o diagnóstico da doença, causada pelo papilomavírus humano (HPV). Por isso a campanha Março Lilás, de combate e prevenção do câncer de colo de útero, é tão importante. 

A campanha visa conscientizar a população sobre medidas preventivas acessíveis, como o rastreamento com citologia oncótica (ou o Papanicolau), a vacinação contra o papilomavírus (HPV), a eliminação dos fatores de risco (como o tabagismo), e a importância do acompanhamento ginecológico regular. 

Causas

A infecção persistente pelo HPV é o principal fator de risco para o câncer de colo de útero. Além disso, mulheres imunossuprimidas, como as portadoras do vírus HIV, transplantadas, em tratamento para outros cânceres, e aquelas com uso crônico de corticosteróides, também apresentam maiores chances de ter a doença.

Sintomas

O câncer de colo de útero ocorre na parte inferior do útero, que se conecta ao topo da vagina, explica a médica ginecologista Dra. Carla Miranda, da Segmedic.

Na fase inicial, a doença pode não apresentar sintomas. No entanto, sintomas como sangramentos irregulares, dor abdominal inferior, sangramento pós-coito e secreção vaginal anormal podem surgir à medida que a doença avança. 

‘’A medida que avança pode causar sangramento vaginal anormal, especialmente após a relação sexual, secreção vaginal e dor durante a relação sexual. Recomenda-se que as mulheres estejam atentas a esses sinais e busquem avaliação médica se os experimentarem’’, acrescenta a médica.

Diagnóstico e a importância do Papanicolau: quando fazer?

O diagnóstico inicial geralmente ocorre através do exame Papanicolau, que é eficaz na detecção precoce de alterações celulares pré-cancerígenas. “Seu objetivo é fazer o diagnóstico precoce de lesões precursoras do câncer ocasionadas pela infecção persistente de HPVs de alto grau. Através do diagnóstico precoce dessas lesões é possível seu tratamento, com objetivo de evitar a progressão para o câncer invasor”, explica Ana Carolina Nogueira Ramos, Médica Ginecologista, Obstetra e professora da Unigranrio Afya.

Portanto, é fundamental não perder a periodicidade do exame. O Ministério da Saúde define que toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente dos 25 aos 59 anos de idade.

Inicialmente, o Papanicolau deve ser feito a cada ano. Se dois exames anuais seguidos apresentarem resultado negativo para displasia ou neoplasia, o intervalo pode passar para a cada três anos.

‘’O exame permite intervenções que podem prevenir o desenvolvimento do câncer. Quando realizado conforme as diretrizes recomendadas, desempenha um papel crucial na redução da incidência e mortalidade por câncer de colo de útero’’, destaca Carla. 

Prevenção

A prevenção do câncer de colo de útero envolve medidas educativas, vacinação para HPV, rastreamento por meio do Papanicolau, e tratamento das lesões precursoras. 

De acordo com Ana Carolina, a vacinação é crucial na prevenção do câncer de colo de útero, sendo recomendada a mulheres dos 9 aos 45 anos. “A vacina quadrivalente é distribuída gratuitamente pelo SUS para meninas de 9 a 14 anos, e até os 45 anos para grupos de risco. Já a vacina nonavalente contra o HPV está disponível na rede privada, oferecendo proteção contra até 90% dos casos de câncer de colo de útero”, afirma.

“É essencial que as mulheres não descuidem da própria saúde, realizando exames preventivos regularmente e adotando um estilo de vida saudável. A prevenção é uma demonstração de amor à vida”, pontua a médica.

Carla destaca que, além do Papanicolau, a vacinação contra HPV também têm um papel fundamental na prevenção do câncer de colo de útero. ‘’Ela protege contra os tipos de HPV mais comumente associados ao câncer. É mais eficaz quando administrada antes do início da atividade sexual, mas pode beneficiar pessoas de várias faixas etárias conforme recomendado pelas diretrizes de saúde pública.’’, afirma a ginecologista. 

Tratamento

O tratamento varia de acordo com o estágio da doença e pode incluir procedimentos cirúrgicos, quimioterapia, radioterapia e tratamento paliativo. 

Durante o processo de diagnóstico e tratamento, muitos centros de saúde oferecem serviços de saúde mental integrados para apoiar as pacientes.

Advertisement

Você também vai gostar

Câncer

Ícone do pagode dos anos 90, Anderson Molejão morreu nesta sexta-feira (26) vítima de um câncer raro na região da virilha

Saúde Mental

No filme de Todd Phillips, os personagens de Joaquin Phoenix e Lady Gaga sofrem de Folie à Deux, uma síndrome psiquiátrica rara

Doenças

Hoje é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), data que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a...

Medicamentos

Casal virou notícia após mulher engravidar mesmo com DIU e laqueadura. Obstetra explica as chances disso acontecer