Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Câncer de mama: consumo de álcool pode causar diversos tipos de tumores

O consumo excessivo de bebida alcoólica está associado ao surgimento de diferentes tipos de câncer. Entenda os riscos

Câncer de mama e mais: álcool pode causar diversos tipos de tumores
Câncer de mama e mais: álcool pode causar diversos tipos de tumores - Foto: Shutterstock

É comprovado e bastante conhecido o fato de que o excesso de bebida alcoólica faz mal ao organismo, o que causa diversos malefícios para a saúde. Uma comprovação recente mostrou que um desses problemas é o câncer. Trata-se de um estudo publicado na revista científica The Lancet Oncology, que apontou que mais de 4% de todos os novos casos da doença em 2020 foram atribuídos ao consumo de álcool.

Com o cenário de pandemia, a ingestão de álcool aumentou. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro do Fígado (IBRAFIG) mostra que 55% da população brasileira tem o hábito de consumir bebidas alcoólicas, sendo que 17,2% delas declararam que este hábito se tornou maior durante o isolamento social. Este aumento está associado a quadros graves de ansiedade.

Álcool e o surgimento do câncer

“O álcool é um fator de risco para o câncer, e pode contribuir para o desenvolvimento diferentes tipos da doença, como na boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado, intestino (cólon e reto) e mama. Nos homens, o maior risco é de tumor colorretal e de estômago e, para o sexo feminino, de câncer de mama”, detalha o médico patologista e professor do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, Raimundo Nonato Góis Junior.

O especialista destaca que o álcool causa danos ao corpo especialmente de três maneiras. “Uma delas é provocando o dano celular, pois, quando ingerimos álcool, o corpo o transforma em acetaldeído, uma substância química que pode causar danos às células e até impedir que elas reparem os prejuízos causados. Outro problema são as alterações hormonais relacionadas ao estrogênio e insulina”, destaca. Isso porque essas alterações aumentam o risco das células cancerígenas.

Cirrose

Além disso, o álcool causa um processo inflamatório no fígado, o que pode levar à cirrose, condição na qual o órgão perde suas funções pela fibrose causada pela doença, explica o médico. “Os sintomas demoram a surgir e só aparecem quando a situação é grave. Os olhos ficam amarelados, o paciente começa a reter líquido, aparecem lesões na pele e o corpo fica inchado – a chamada barriga d’água. Em casos avançados, o paciente pode evacuar sangue. A cirrose pode evoluir para um tumor maligno e a solução é um transplante”, alerta o especialista.

O patologista destaca a importância do diagnóstico e o tratamento precoce, pois são capazes de estabelecer e regredir as lesões provocadas pela doença. “Para constatar o nível de comprometimento do fígado são feitos exames de sangue, de imagem, biópsia”, acrescenta.

Como prevenir o câncer

O médico destaca que a prevenção é a melhor saída. Confira algumas dicas e hábitos saudáveis elencados pelo especialista que devem ser adotados no dia a dia:

  • Faça atividade física na maioria dos dias da semana;
  • Tenha uma alimentação rica em fibras (como frutas, vegetais e grãos, por exemplo) e pobre em gorduras animais;
  • Não fume;
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Realize exames preventivos.

Além disso, é importante comunicar o médico caso haja histórico de câncer ou doenças do intestino na família.

Advertisement

Você também vai gostar

Câncer

Ícone do pagode dos anos 90, Anderson Molejão morreu nesta sexta-feira (26) vítima de um câncer raro na região da virilha

Doenças

Ao falar muito ou gritar, podemos ficar com rouquidão. Porém, ela pode ser sintoma de problemas mais graves de saúde

Alimentação

Ao mesmo tempo que a alimentação pode afastar o risco de câncer, ela também pode favorecer o surgimento da doença

Câncer

O câncer de intestino é o terceiro mais comum no Brasil, e um dos mais letais sem a detecção precoce. Veja como prevenir