Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Consumo excessivo de álcool leva a danos no quadril; veja riscos

O abuso de álcool pode levar ao surgimento de osteonecrose, uma das principais causas de artrose do quadril em pacientes jovens

Consumo excessivo de álcool leva a danos no quadril; veja riscos
Consumo excessivo de álcool leva a danos no quadril; veja riscos - Foto: Shutterstock

O consumo excessivo de bebida alcoólica causa uma série de prejuízos à saúde — o que não é nenhuma novidade para a medicina. Além de problemas como dependência e inflamação do corpo, o álcool, em qualquer quantidade, também faz mal ao cérebro. Mas não só isso: beber de maneira exagerada pode levar a problemas nas articulações, especialmente o quadril.

De acordo com o médico ortopedista especialista em joelho e quadril, Dr. Isaias Chaves, o consumo excessivo de álcool, além de causar quedas e traumas devido a perturbação motora que a bebida proporciona, é também um fator risco para a osteonecrose da cabeça femoral, também conhecida como necrose avascular. 

Sintomas e diagnóstico

“Essa condição gera interrupção do suprimento sanguíneo para a cabeça do fêmur, o que leva à morte do tecido ósseo na região do quadril”, alerta o especialista. Segundo ele, os sintomas podem variar de dores no quadril, dificuldade para andar e até mesmo dores no joelho, apesar da doença atingir outra articulação.

“Devido a variedade de sintomas, o diagnóstico na fase inicial muitas vezes passa despercebido, recebendo o paciente o diagnóstico errado de tendinites ou bursites do quadril”, diz o médico.

Prevenção e tratamento

A única forma de prevenir a osteonecrose é não beber de forma excessiva, aponta o ortopedista. Vale destacar ainda que, após a ocorrência da osteonecrose, a lesão instalada na cabeça femoral não regride, tornando a articulação suscetível ao surgimento de desnivelamentos da superfície articular e artrose precoce do quadril.

Conforme o especialista, a osteonecrose é uma das principais causas de artrose do quadril em pacientes jovens com indicação de tratamento cirúrgico. O procedimento indicado para tratamento definitivo em quadros de artrose por osteonecrose é a prótese total de quadril. 

“A melhor prevenção é não abusar no uso do álcool. Isso porque, depois que a doença se instala, sua piora progressiva é o mais comum, gerando dor e incapacidade funcional no paciente”, adverte Isaías.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Entenda como uma dieta bem elaborada pode auxiliar o descanso adequado e a recuperação do seu organismo

Notícias

O método Roma IV é a principal forma de identificar constipação em crianças, mas pesquisadores apontam forma mais eficiente

Saúde Mental

Profissional aponta as cinco feridas emocionais mais comuns e sugere formas de lidar com as consequências na vida adulta

Notícias

Neurocientista revela que beijamos muito mais com o cérebro do que com a boca. Entenda o que acontece durante o beijo