Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Correção de catarata aumentou entre jovens: médica explica

A catarata é uma doença frequentemente associada à terceira idade. Apesar disso, muitos jovens tem buscado corrigir o problema

Correção de catarata aumentou entre jovens: médica explica
Correção de catarata aumentou entre jovens: médica explica - Foto: Shutterstock

A catarata é uma doença visual frequentemente associada à terceira idade. Contudo, cada vez mais jovens apresentam a condição. Na forma precoce, a doença é consequência principalmente de um trauma ocular ou como efeito de medicamentos específicos. Por isso, a idade média dos pacientes que procuram pela cirurgia de correção também tem diminuído.

Mudanças na cirurgia de catarata

A Dra. Nubia Vanessa, oftalmologista do CBV-Hospital de Olhos, explica que a condição surge naturalmente a partir dos 50 anos. “Acontece que, antigamente, se esperava a catarata ficar mais madura. Na verdade, é porque a gente esperava um tempo maior pelas técnicas disponíveis para poder fazer a cirurgia de correção”, explica. 

Hoje, com as técnicas mais avançadas e também com as lentes intraoculares (o que permite corrigir tanto a visão de longe quanto de perto, aumentando consideravelmente a qualidade visual), há um aumento da desses pacientes para uma satisfação de não usar mais óculos e ter uma boa visão, aponta a oftalmologista.

“Antes, a cirurgia de catarata era reservada para os pacientes que tinham uma baixa visual para longe devido à opacidade do cristalino, fazendo com que o paciente fizesse a cirurgia de catarata, mas continuasse usando óculos para perto. Hoje, com a melhoria das lentes intraoculares, já é possível ofertar isso aos pacientes mais jovens”, afirma.

A doença e o tratamento

Nubia lembra que a catarata é a opacificação do cristalino – que, como o nome diz, ele é cristal, ou seja, transparente. “À medida do envelhecimento do ser humano, este cristal vai ficando mais opaco, fazendo com que a gente perca qualidade visual, não tendo a mesma qualidade visual às vezes em alguns ambientes, por exemplo, ao dirigir a noite”, diz a médica. 

O tratamento da catarata é feito somente através da cirurgia. “Todos os pacientes precisam passar por exames pré-operatórios, tanto sistêmicos quanto oculares, para saber qual a lente e qual o tipo de cirurgia mais adequado”, destaca a profissional. 


Segundo Nubia, como é uma doença relacionada ao envelhecimento, todos nós estamos sujeitos, à medida que envelhecemos, a ter catarata. “Com a expectativa de vida aumentando na população, nós teremos mais pessoas procurando fazer a cirurgia de catarata”, estima a oftalmologista do CBV-Hospital de Olhos.

Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto