Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Cresce problemas de visão entre os jovens; veja os mais comuns

Pesquisas mostram um aumento no número de jovens com problemas de visão, muito em decorrência do uso exagerado das telas

Cresce problemas de visão entre os mais jovens; veja os mais comuns
Cresce problemas de visão entre os mais jovens; veja os mais comuns - Foto: Shutterstock

Cada vez mais telas nos rodeiam, com uma sobrecarga grande de informações, e também de riscos para a saúde dos olhos. Como resultado, os mais jovens têm apresentado, de forma crescente, diferentes distúrbios da visão.

Um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) mostrou que o total de casos de miopia entre crianças e adolescentes cresceu em 70% dos pacientes de 0 a 19 anos a partir de 2020. Para 75% dos oftalmologistas consultados, a causa principal é a exposição aumentada dos jovens às telas de equipamentos eletrônicos. 

Anteriormente, a Secretaria Municipal de São Paulo havia feito um alerta semelhante. Os casos de miopia em crianças e adolescentes na capital paulista cresceram 134% entre 2019 e 2022. Isto é, mais do que dobrou o número de casos.

Para a Dra. Giovanna Marchezine, médica oftalmologista do HOC (Hospital de Olhos de Cuiabá), há uma série de fatores que explicam o aumento de problemas de visão, e um deles é a mudança no estilo de vida. Isso porque tem-se um maior acesso e uso prolongado das telas, além do início precoce.

“A explicação envolve fatores genéticos e ambientais, mas de forma simplificada pode-se dizer que as atividades de perto nos eletrônicos portáteis estimulam o crescimento axial do olho (comprimento) e como consequência aumento progressivo da miopia”, explica. 

Além disso, conforme a especialista, a exposição às telas naturalmente faz com que pisquemos menos que o habitual, o que contribui para a sensação de olho seco. Ela destaca que dentre as alterações mais comuns estão hiperemia ocular e olho seco, assim como aparecimento de miopia precoce com alta progressão. 

Segundo a oftalmologista, os primeiros sinais de comprometimento da visão incluem cefaleia, embaçamento visual e cansaço. Ao apresentar esses sintomas, é importante procurar a opinião de um especialista.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Se você treina e ainda consome refrigerante regularmente, veja os prejuízos que a bebida está causando ao seu organismo

Saúde Bucal

Mesmo com dentes de leite, as crianças com bruxismo devem passar pelo tratamento, uma vez que a condição pode causar problemas mais graves

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema