Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Dentista perdeu a visão após usar lente de contato: saiba o que ela fez de errado

Dentista de Belo Horizonte perdeu a visão em 2021 após cometer série de erros ao utilizar lentes de contato. Veja os cuidados necessários

Dentista perdeu a visão após usar lente de contato: saiba o que ela fez de errado
Dentista perdeu a visão após usar lente de contato: saiba o que ela fez de errado - Foto: Shutterstock

Uma cirurgiã dentista de Belo Horizonte compartilhou nas redes sociais um alerta importante sobre o uso de lentes de contato. Nicole Géo revelou que perdeu a visão após uso indevido da lente, o que acarretou na infecção por um parasita que “come” as córneas.

A dentista contou que em 2021 foi ao médico após começar a sentir dores muito fortes, mas sem nenhum problema aparente. Após 15 dias, seu olho estava completamente vermelho e ela não conseguia mais enxergar. 

“Recebi diversos tratamentos, incluindo remédios para dor e colírios, mas cada dia apresentava novos diagnósticos e problemas, agravando ainda mais a situação. Me deparei com a pior versão de mim mesma, sem perspectiva de cura”, disse Nicole.

Histórico de cirurgias

Nicole contou que fez um primeiro transplante de córnea, que trouxe alívio aos sintomas. No entanto, novas consequências surgiram. Ela passou por mais de 20 cirurgias no olho, realizou um segundo transplante e no momento está na fila para um terceiro.

“É uma dor fora do normal, eu vivia dopada. A dor irradia para a cabeça inteira. Eu ia até fazer cirurgia para ‘desligar’ o lado esquerdo do meu rosto para sempre, para eu parar de sentir dor, mas minha médica não deixou. Passei por inúmeras cirurgias e até hoje não enxergo do olho esquerdo“, desabafou a cirurgiã dentista.

Erros que levaram à perda da visão

Géo afirmou ainda que não sabe ao certo como se infectou por esse parasita, mas atribuiu as consequências ao uso indevido da lente de contato. “Por uma besteira de dormir de lente ou tomar banho de lente, usar soro fisiológico, nadar de lente, não limpar de forma correta, pode dar um B.O. muito grande. Por um uso indevido da lente, corri o risco de perder totalmente o olho, tirar o globo todo e usar prótese. Graças a Deus não precisou“, finalizou. 

Cuidados necessários

O parasita que infectou Nicole é o protozoário Acanthamoeba spp. Ele pode ser encontrado em ambientes que envolvem água, como água doce, piscinas e até na água da torneira. Por se alimentar de proteínas, ao aderir à lente de contato, ele pode se transferir para a córnea, camada de proteção do globo ocular, e se alimentar dela.

Segundo a Dra. Fabíola Marazato, oftalmologista do CBV-Hospital de Olhos, a córnea é um prato cheio para esse parasita. Principalmente quando ela não é limpa adequadamente ou quando entra em contato com água de torneira ou mesmo de piscina. Vale destacar que o Acanthamoeba spp não está associado à sujeira, uma vez que ele vive presente em águas limpas e cristalinas.

Por isso, Fabíola recomenda evitar a exposição da lente de contato com qualquer coisa que não seja o produto adequado para limpá-la, inclusive soro fisiológico. “O soro fisiológico não limpa a lente, ele apenas umedece. Então quando você usa o soro para manter a sua lente, na verdade você só está a mantendo úmida”, destaca 

Além disso, a oftalmologista reforça a importância de sempre realizar a higienização da lente com as mãos limpas, e nunca dormir com a lente. Aliás, isso deve ser avaliado individualmente com o médico, pois há casos em que é permitido dormir com a lente de contato.

Fabíola pede ainda respeito ao prazo de validade indicado pelo fabricante, mesmo que a lente de contato ainda esteja com uma aparência nova. “A lente tem um prazo de uso porque esse período é o prazo que ela consegue se manter íntegra, então esse descarte é bem importante”, alerta.

A especialista destaca  que o uso de lentes de contato é bastante seguro. Claro, seguindo os cuidados necessários.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Além dos fatores de risco já conhecidos, médico aponta que as mudanças climáticas contribuem para o aumento de casos de AVC

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação