Connect with us

O que você está procurando?

Insônia

Dia Mundial do Sono: veja como adotar o hábito de dormir bem

A higiene do sono, quando se torna um hábito, vira uma arma poderosa para te ajudar a dormir bem todos os dias

Dia Mundial do Sono: veja como adotar o hábito de dormir bem
Dia Mundial do Sono: veja como adotar o hábito de dormir bem - Foto: Shutterstock

Uma boa noite de sono é essencial para fazer o dia render. Mas, além disso, o descanso noturno também é importante para a saúde, uma vez que é neste momento que o corpo recupera as energias e regula seus processos metabólicos. Dormir bem, portanto, é fundamental.

Essa questão é tão importante que o sono ganhou um dia para chamar de seu. O Dia Mundial do Sono (15/03)  é uma iniciativa da World Sleep Foundation que tem como objetivo mostrar à população a relevância deste indispensável estado fisiológico para a saúde física e mental.

Higiene do sono: se habitue a dormir bem

E, para quem tem dificuldades para descansar à noite, a higiene do sono pode ajudar. Pensando nisso, a Ortobom lançou o desafio “21 dias para  dormir melhor”. A finalidade é capacitar os participantes a adotarem novos hábitos que promovam uma noite de sono mais tranquila e revigorante.

“Entendemos que dormir bem é fundamental para manter as pessoas saudáveis, com melhor qualidade de vida e até mesmo contribuir para o aumento da longevidade”, diz Ulisses de França Neto, Consultor do Sono da Ortobom.

O período de 21 dias faz referência à teoria científica comprovada do médico Maxwell Maltz, que destaca a necessidade de três semanas ininterruptas para estabelecer novos hábitos – seja ele qual for.

Aproveite os próximos 21 dias para traçar um plano e criar o hábito de dormir bem. Nesse sentido, algumas dicas da Ortobom podem te ajudar:

  • Crie uma rotina do sono;
  • Esqueça de uma vez a função soneca do despertador;
  • Evite telas pelo menos 2 horas antes de dormir;
  • Use travesseiros e acessórios confortáveis;
  • Pratique exercícios físicos – de preferência de manhã;
  • Prepare o ambiente para dormir, isto é, desligando luzes muito claras e sons eletrônicos;
  • Reserve de 7h a 8h por noite para dormir bem;
  • Mantenha-se sempre hidratado;
  • Evite cafeína e alimentos pesados à noite.

Além disso, fazer uma lista de tarefas antes de dormir também pode ajudar, pois isso diminui a ansiedade noturna de não ter o dia seguinte planejado. Utilizar aromas e sons da natureza ou da chuva são outras medidas que podem contribuir.

Advertisement

Você também vai gostar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse

Fitness

Especialista em fisiologia do exercício aponta as principais diferenças entre crossfit, musculação, treino funcional e calistenia

Emagrecer

Diversos fatores levam ao ganho de peso. Conhecê-los é fundamental para conseguir emagrecer definitivamente

Dor

Diversos sintomas podem atingir o joelho, uma articulação naturalmente sobrecarregada. Entenda se os “estalos” exigem atenção