Connect with us

O que você está procurando?

Beleza

Desarmonização facial: é possível reverter a harmonização?

Especialista explica o que fazer no caso de insatisfação com os resultados de uma harmonização facial

Desarmonização facial: é possível reverter a harmonização?
Desarmonização facial: é possível reverter a harmonização? - Foto: Shutterstock

Os procedimentos estéticos estão cada vez mais em voga, principalmente no Brasil. O país ocupa o segundo lugar no ranking de países que mais realizam intervenções estéticas, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Dentre as técnicas mais realizadas está a harmonização facial. Mas o que fazer no caso de arrependimento? É possível reverter?

A harmonização facial, que consiste na junção de diversos tratamentos faciais com o objetivo de proporcionar maior simetria, teve um alto crescimento em sua procura nos últimos 4 anos. Somente em 2020, o Google registrou um aumento de 540% na pesquisa sobre o procedimento. Apesar da sua grande fama, uma nova onda nasce: a reversão desses tratamentos. O motivo? A desnaturalização dos traços de cada um. 

Quando ou não fazer harmonização facial

Amanda Sodré, especialista em harmonização e anatomia facial avançada, afirma que é importante ressaltar que cada procedimento estético deve passar antes por uma avaliação. Ela deve ser feita um profissional da área, assim sendo possível conhecer a anatomia facial do paciente, evitando que fique com uma aparência artificial, preservando suas características.

“Acredito que a harmonização facial pode e deve ocorrer sem descaracterizar o paciente. Deve ser feito como um procedimento individualizado, lembrando que cada pessoa possui traços naturais, sua própria beleza. Assim haverá um equilíbrio, sempre respeitando os limites de saúde e do bom senso”, explica a Amanda. 

De acordo com a profissional, o procedimento feito de uma forma errada (isto é, sem haver um estudo profundo da anatomia facial do paciente ou com técnicas inadequadas de injeção) pode acentuar de uma forma exacerbada as maçãs do rosto. Além disso, pode deixar o nariz muito fino ou muito erguido, ou seja, ficando com o “nariz em pé”. Também pode deixar os lábios muito mais grossos, ficando artificial demais, além de também poder deixar as sobrancelhas muito arqueadas. 

Diversos famosos já foram alvos de críticas nas redes sociais por conta da grande diferença em suas aparências após realizarem os famosos procedimentos estéticos, como a harmonização facial, o preenchimento facial, o botox e a aplicação dos fios de PDO, por exemplo. Entre os principais, estão a cantora Madonna, a socialite Kylie Jenner e a atriz Nicole Kidman. Já entre os famosos brasileiros que se encaixam na situação, estão a cantora Gretchen, o DJ Alok e o atleta Diego Hipólito. 

Como é a reversão dos procedimentos faciais?

“Em procedimentos com a versão sintética do ácido hialurônico, substância que é produzida pelo próprio corpo, como a harmonização facial, pode ser revertida com o uso da enzima Hialuronidase. Essa substância consegue degradar instantaneamente o ácido hialurônico, então esse processo pode ser feito até mesmo em uma sessão”, afirma Amanda. 

Ela relembra que nem todos os procedimentos estéticos são removíveis, como a toxina botulínica, conhecida como botox. Apesar disso, seu efeito é temporário, podendo ter uma duração, em média, de 12 semanas.

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecer

Pacientes que pretendem se submeter a uma cirurgia bariátrica passam por um longo e desafiador caminho de preparação

Alimentação

Para quem sofre com sintomas como inchaço, fadiga, insônia e imunidade baixa, a dieta anti-inflamatória pode ser uma solução

Notícias

Corredora utilizou cera de cabelo para fazer tranças e, após transpirar, o produto atingiu os olhos causando uma inflamação na córnea

Notícias

Medir a pressão arterial é fundamental para prevenir uma série de doenças graves. Saiba como fazer adequadamente