Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

Dieta da água: por que o método de Britney Spears é contraindicado

Cantora estaria fazendo jejum e ingerindo apenas líquidos, método que é conhecido como dieta da água e é contraindicado à saúde

Dieta da água: por que o método de Britney Spears é contraindicado
Dieta da água: por que o método de Britney Spears é contraindicado - Foto: Reprodução Instagram (@britneyspears)

Britney Spears chamou atenção de seus fãs e seguidores ao publicar no Instagram que estaria no “dia 1 de jejum, só água”, indicando que estaria seguindo a dieta da água. O método, que visa o emagrecimento rápido, se caracteriza por excluir alimentos sólidos da dieta e manter a ingestão de líquidos – principalmente água.

De acordo com o nutricionista Antônio Wanderson Lack de Matos, a dieta da água é extrema e insustentável a longo prazo. “Ao excluir alimentos sólidos, você reduz drasticamente a ingestão de nutrientes essenciais, incluindo proteínas, vitaminas e minerais”, alerta o especialista.

Segundo ele, a perda de peso na dieta da água geralmente é devido à perda de água e músculos, não de gordura. Isso pode levar a uma diminuição do metabolismo, tornando a recuperação do peso mais provável quando a alimentação normal for retomada.

Riscos à saúde

Regimes restritivos como a dieta da água podem causar deficiências nutricionais, prejudicando o funcionamento do corpo. Por exemplo, a falta de proteínas pode afetar a função muscular e imunológica, aponta o nutricionista. 

Além disso, restringir alimentos também pode causar distúrbios alimentares, como a anorexia nervosa, e afetar negativamente a saúde mental. “O corpo precisa de uma variedade de nutrientes para funcionar adequadamente, e dietas restritivas não atendem a essas necessidades”, reforça Antônio.

Quem deseja perder peso rapidamente?

O emagrecimento saudável envolve uma combinação de dieta equilibrada e exercício físico. Mas, antes de tudo, é importante entender que a perda de peso rápida nem sempre é boa para a saúde, alerta o nutricionista. “O objetivo deve ser a melhoria da composição corporal e da saúde a longo prazo, não apenas a redução rápida da balança”, diz ele.

“Concentre-se em reduzir calorias de forma moderada, escolhendo alimentos ricos em nutrientes e fibras, como frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais. Além disso, evite dietas extremamente restritivas e busque orientação de um nutricionista para um plano de emagrecimento sustentável”, orienta o profissional.

Antônio destaca ainda que a individualização é crucial na nutrição. Isto é, que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Por isso, é fundamental buscar orientação profissional para atender às necessidades específicas de cada indivíduo.

“Em resumo, dietas restritivas, como a da água, são desaconselhadas devido aos riscos à saúde, à falta de nutrientes essenciais e à alta probabilidade de recuperação de peso. Uma abordagem equilibrada e personalizada, com acompanhamento de um nutricionista, é a melhor maneira de alcançar a perda de peso sustentável e a saúde a longo prazo”, conclui o profissional.

Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto