Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

Dieta da água: por que o método de Britney Spears é contraindicado

Cantora estaria fazendo jejum e ingerindo apenas líquidos, método que é conhecido como dieta da água e é contraindicado à saúde

Dieta da água: por que o método de Britney Spears é contraindicado
Dieta da água: por que o método de Britney Spears é contraindicado - Foto: Reprodução Instagram (@britneyspears)

Britney Spears chamou atenção de seus fãs e seguidores ao publicar no Instagram que estaria no “dia 1 de jejum, só água”, indicando que estaria seguindo a dieta da água. O método, que visa o emagrecimento rápido, se caracteriza por excluir alimentos sólidos da dieta e manter a ingestão de líquidos – principalmente água.

De acordo com o nutricionista Antônio Wanderson Lack de Matos, a dieta da água é extrema e insustentável a longo prazo. “Ao excluir alimentos sólidos, você reduz drasticamente a ingestão de nutrientes essenciais, incluindo proteínas, vitaminas e minerais”, alerta o especialista.

Segundo ele, a perda de peso na dieta da água geralmente é devido à perda de água e músculos, não de gordura. Isso pode levar a uma diminuição do metabolismo, tornando a recuperação do peso mais provável quando a alimentação normal for retomada.

Riscos à saúde

Regimes restritivos como a dieta da água podem causar deficiências nutricionais, prejudicando o funcionamento do corpo. Por exemplo, a falta de proteínas pode afetar a função muscular e imunológica, aponta o nutricionista. 

Além disso, restringir alimentos também pode causar distúrbios alimentares, como a anorexia nervosa, e afetar negativamente a saúde mental. “O corpo precisa de uma variedade de nutrientes para funcionar adequadamente, e dietas restritivas não atendem a essas necessidades”, reforça Antônio.

Quem deseja perder peso rapidamente?

O emagrecimento saudável envolve uma combinação de dieta equilibrada e exercício físico. Mas, antes de tudo, é importante entender que a perda de peso rápida nem sempre é boa para a saúde, alerta o nutricionista. “O objetivo deve ser a melhoria da composição corporal e da saúde a longo prazo, não apenas a redução rápida da balança”, diz ele.

“Concentre-se em reduzir calorias de forma moderada, escolhendo alimentos ricos em nutrientes e fibras, como frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais. Além disso, evite dietas extremamente restritivas e busque orientação de um nutricionista para um plano de emagrecimento sustentável”, orienta o profissional.

Antônio destaca ainda que a individualização é crucial na nutrição. Isto é, que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Por isso, é fundamental buscar orientação profissional para atender às necessidades específicas de cada indivíduo.

“Em resumo, dietas restritivas, como a da água, são desaconselhadas devido aos riscos à saúde, à falta de nutrientes essenciais e à alta probabilidade de recuperação de peso. Uma abordagem equilibrada e personalizada, com acompanhamento de um nutricionista, é a melhor maneira de alcançar a perda de peso sustentável e a saúde a longo prazo”, conclui o profissional.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação

Câncer

Ícone do pagode dos anos 90, Anderson Molejão morreu nesta sexta-feira (26) vítima de um câncer raro na região da virilha

Saúde Mental

No filme de Todd Phillips, os personagens de Joaquin Phoenix e Lady Gaga sofrem de Folie à Deux, uma síndrome psiquiátrica rara