Connect with us

O que você está procurando?

Dor

Diga tchau às dores: 8 hábitos para preservar sua coluna

Ortopedista especialista em coluna aponta oito atitudes que podem ajudar a preservar o principal eixo de sustentação do nosso corpo

Diga tchau às dores: 8 hábitos para preservar sua coluna
Diga tchau às dores: 8 hábitos para preservar sua coluna - Foto: Shutterstock

A coluna vertebral é o eixo central do nosso corpo. Por isso, é ela também quem garante sustentação ao corpo e protege a medula espinal. Formada por 33 vértebras, a região é muitas vezes alvo de dores e desconfortos, geralmente por conta de maus hábitos que mantemos no dia a dia.

Segundo o Dr. Victor Caponi, ortopedista e especialista em coluna do Grupo Spine, as dores de coluna vertebral são queixas constantes em consultórios ortopédicos em todo o Brasil. 

“Essas queixas são cada vez mais recorrentes e, em linha geral, estão relacionadas a maus hábitos, a questões posturais, questões ergonômicas, sobrepeso, falta de atividade física (sedentarismo), dentre outros fatores”, diz o médico.

Além disso, algumas patologias de coluna têm relação com alterações genéticas, com fragilidades e com instabilidade da região. Mas, geralmente, as dores comuns (aquelas musculares), estão muito relacionadas a hábitos de vida. 

“Podemos lançar mão de várias atitudes no dia a dia para tentar minimizar as dores, queixas e limitações para o paciente”, salienta o ortopedista. 

8 atitudes que ajudam a preservar a coluna

Por outro lado, algumas atitudes ajudam a preservar e melhorar a condição da coluna vertebral. O Dr. Victor Caponi faz 8 recomendações. Confira:

  1. Manter uma postura correta em todas as atividades;
  2. Evitar o uso excessivo do celular para não sobrecarregar a coluna cervical;
  3. Fazer alongamentos e exercícios diariamente;
  4. Preservar o descanso do corpo;
  5. Manter uma alimentação saudável;
  6. Escolher um colchão e travesseiro adequado para dormir;
  7. Evitar o sobrepeso;
  8. Fortalecer a musculatura do abdome.
Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto